Connect@ADP

Partnering with a more human resource

5 atitudes para se tornar um líder inspirador

Publicado Por: ADP LATAM on 18 Abril 2019 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

O papel do líder é essencial para a produtividade da equipe e para reter talentos. Uma pesquisa da PwC, mostra que os profissionais são 2,3 vezes mais propensos a permanecer na empresa quando possuem uma forte conexão com o propósito do líder.

Para a geração Millennials, essa proporção sobe para 5,3 vezes.

Mas, para isso, o gestor deve saber inspirar e acompanhar o time lado a lado. Isso inclui ir além de coordenar, supervisionar e delegar funções. É preciso saber dar e receber feedbacks e atuar de forma participativa.

 

Veja, a seguir, cinco atitudes para inspirar seus liderados:

 

1. Dê o exemplo

Seu discurso deve ser coerente a suas ações. Dessa forma, é possível influenciar o comportamento da equipe de forma natural. Seja pontual em seus compromissos, e comprometido e focado nos resultados.

De nada adianta pedir que todos cheguem no horário, por exemplo, se você sempre chegar atrasado.

 

2. Aposte na soma: humildade + empatia

Estar em um cargo de liderança não significa ser superior às outras pessoas. Mostre, sempre, que você faz parte do time. Além disso, saiba identificar – e valorizar – as habilidades e competências de todos os profissionais.

 

3. Estabeleça vínculos

Mostre aos seus liderados que você se importa com eles. Para isso, é essencial conhecer os objetivos e propósitos de todos. Procure saber quais as dificuldades de cada um e coloque-se à disposição para ajudar.

 

4. Crie o senso de pertencimento

Para engajar e despertar o entusiasmo, é preciso fazer com que todos tenham a sensação de pertencimento. Isso quer dizer mostrar a importância do papel de cada um para o atingimento de metas.

 

5. Seja centrado

De acordo um estudo feito pela Bain & Company, apesar de haver muitas características para inspirar as pessoas, suas chances dobram se você  for uma uma pessoa centrada. Isso permite que os líderes permaneçam calmos sob estresse, criem empatia, ouçam atentamente os colaboradores e permaneçam presentes. 

 

TAGS: equipe líder inspirador produtividade

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sex says

Fantastic post but I was wondering if you could write
a litte more on this topic? I'd be very grateful if you
could elaborate a little bit further. Kudos!