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5 estratégias para comunicar mudanças na sua organização

Publicado Por: ADP LATAM on 22 agosto 2019 in Tendência em RH

A implementação de uma nova tecnologia ou solução não precisa causar um grande transtorno nos negócios. A solução pode ser utilizar uma comunicação eficaz, capacitando os funcionários para aprenderem novas habilidades e se adaptarem bem às mudanças.

 

Isso pode acontecer quando uma empresa implementa um um novo sistema de tecnologia de RH, como um portal de remuneração ou benefícios, ou adiciona um aprimoramento, como soluções mobile.

 

Seja qual for o caso, a organização vai querer iniciar a mudança com o mínimo de transtornos, maximizando a compreensão e a produtividade dos funcionários. Então como fazer isso? Aqui estão algumas estratégias e práticas recomendadas:

 

  1. Tenha um plano

 

Certifique-se de ter um plano estratégico em vigor meses antes do lançamento. Quanto mais cedo começar a pensar em comunicação e gerenciamento de mudanças, melhor. Isso dará tempo para os usuários entenderem os processos e as informações referentes ao lançamento. A comunicação interna deve estar alinhada com o propósito organizacional e demonstrar o quadro mais amplo, vinculando mensagens à marca corporativa, bem como à missão, visão e valores do negócio.

 

  1. Conheça seu público

 

O uso de uma abordagem única para todos os públicos normalmente não funciona. O público pode ser composto por uma mistura de executivos, gerentes funcionários em tempo integral e parcial, aposentados e novos contratados. Com essa força de trabalho multigeracional, é preciso levar em conta as preferências de linguagem, estilos de aprendizagem e métodos de comunicação apropriados para transmitir informações sobre mudanças no local de trabalho para todas as partes.

 

  1. Forneça informações claras

 

Evite usar linguagem técnica ou excessivamente complexa em sua campanha de comunicação. Em vez disso, utilize mensagens curtas e sem jargão. Forneça ao seu público leituras rápidas e claras, transmitindo apenas as informações técnicas necessárias para o entendimento da mudança. Para um material mais complexo, como pacotes de benefícios para funcionários, considere um PowerPoint ou um PDF clicável para que os usuários possam encontrar e clicar facilmente nos tópicos que são importantes para eles.

 

Para garantir que todos sejam atingidos, use mais de um método de comunicação para transmitir sua mensagem, como mala direta, e-mail, pôsteres, podcasts e blogs. Tente tornar as informações atraentes do ponto de vista visual, usando infográficos ou videos curtos. Outra maneira de atrair a atenção das pessoas é fazer com que um funcionário conte a história por meio de um depoimento, em vez de ter um representante do RH transmitindo as informações.

 

  1. Preparar um time de influência

 

Os profissionais de RH provavelmente serão os defensores do lançamento da mudança. No entanto, se sua rede de funcionários for muito grande, talvez seja necessário montar um time de influenciadores internos para ter certeza de que pode alcançar a todos.

 

Esses influenciadores devem ter respostas prontas para possíveis perguntas sobre as mudanças. Certifique-se de que os gerentes também estejam preparados para ajudar. Eles não precisam necessariamente ser especialistas em seus sistemas e processos de RH, mas devem saber como responder a perguntas básicas ou direcionar os funcionários para mais informações.

 

  1. Torne sua campanha mensurável

 

É essencial acompanhar o desempenho da campanha de comunicação e há várias métricas que podem ser empregadas para fazer exatamente isso. Por exemplo, há um sistema que rastreia o número de funcionários que usam seus novos sistemas e ferramentas de RH. Com base em suas descobertas, é possível procurar oportunidades para reforçar sua mensagem ou refinar seu plano.

 

Além disso, é importante implementar uma combinação de métricas para obter uma melhor compreensão do seu alcance. Elabore uma pesquisa curta de duas ou três perguntas para descobrir o que funcionou e o que não funcionou durante o lançamento ou peça sugestões sobre como o negócio pode melhorar no futuro.

TAGS: comunicação Mudanças relacionamento RH

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