Connect@ADP

Partnering with a more human resource

5 passos para ambientes corporativos mais felizes

Publicado Por: ADP LATAM on 28 julho 2017 in Gestão do Capital Humano

Nos últimos tempos, muito tem se falado como as boas relações de trabalho são vitais para um ambiente mais acolhedor, mais produtivo e, consequentemente, mais feliz, refletindo no resultado dos negócios. A recente pesquisa “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, realizada pela  Robert Half em parceria com a Happiness Works, corrobora esta tese. O estudo avaliou os níveis de felicidade de mais de 23 mil profissionais, de diferentes faixas etárias, níveis de experiência e indústrias, em oito países indica cinco boas práticas podem ser interessantes para iniciar ou intensificar ações que reforcem na equipe a importância de estabelecer boas relações no ambiente corporativo:

  1. Crie canais de diálogo –Mantenha conversas constantes com os membros de sua equipe para saber o que eles pensam sobre o trabalho e o modelo de gestão da empresa. Contribua para que esses momentos sejam de trocas e não de imposição de ideias. Após o bate-papo, avalie com sinceridade as possibilidades de mudanças que possam agregar melhorias ao ambiente. Essa atitude fará com que a equipe entenda que você se importa com ela.
  2. Apoie o desenvolvimento profissional –Não deixe que seus colaboradores se sintam subutilizados, sobrecarregados ou necessitando de apoio adequado. Em parceria com o RH da empresa, busque mapear competências técnicas e comportamentais de sua equipe que necessitam ser desenvolvidas ou aprimoradas e forneça as ferramentas necessárias e/ou possíveis para isso.
  3. Cuide do ambiente do trabalho –Considerando o alto número de horas que um colaborador fica dentro da companhia, é importante que ele seja exposto a um ambiente acolhedor. Partindo desse princípio, vale a pena adicionar ao local algumas plantas, pintar as paredes e ter atenção para a substituição de objetos quebrados ou luzes queimadas, entre outras iniciativas.
  4. Estimule estilos de vida saudáveis –Colaboradores com hábitos saudáveis são menos propensos a ficar doente, o que reflete diretamente no absenteísmo e na produtividade. Dessa forma, é importante que a empresa invista na qualidade de vida dos profissionais, seja oferecendo frutas ao longo do dia, incluindo na estrutura áreas de descompressão, patrocinando inscrições para corridas e caminhadas ou estabelecendo parceria para desconto em academias, entre outras iniciativas.
  5. Reconheça esforços –Não deixe de reconhecer quando um colaborador atinge ou supera uma meta estabelecida, seja de maneira pontual e individual ou durante uma reunião de equipe. Todo profissional gosta de ter certeza de que está no caminho certo.

A pesquisa ainda traz dados interessantes e mostra que 86% dos profissionais afirmam que se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata; e 62% dizem ter bons amigos no trabalho; enquanto 70% acreditam que os funcionários da organização onde atuam, em geral, trabalham bem juntos.

Foto: sbie

TAGS: Ambiente corporativo ambiente de trabalho Desenvolvimento Felizes Gestão de Capital Humano Profissional

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ariel says

Thank you for the wonderful article