Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Já se adiantou e está tranquilo com o eSocial? Até onde?

Publicado Por: ADP LATAM on 9 agosto 2017 in eSocial

Você está adiantado com o eSocial?

“Adaptar uma solução caseira, só porque esta é uma política interna da empresa, pode gerar um custo altíssimo de manutenção”

Como já não é mais surpresa para ninguém, o eSocial começa a vigorar oficialmente a partir de janeiro de 2018 para empresas com um faturamento superior a R$ 78 milhões.

Muito já falamos aqui no blog sobre como as empresas devem se comportar quanto às novas regras, sobre os riscos e o que fazer, mas hoje vamos falar especialmente com quem já se adiantou, já tem fornecedor e acha que está tranquilo.

Se você já fez toda a limpeza de dados necessária, já tem um processo que está bem amarrado e fez uma opção de plataforma tecnológica para o eSocial, parabéns, saiba que você está adiantado com o eSocial!

São poucas as empresas que estão adiantadas com o eSocial neste nível.

Nesses casos, uma das principais recomendações da ADP é olhar para a plataforma escolhida e entender o quão sustentável ela é.

A opção foi por um fornecedor de mercado ou uma solução caseira?

E o futuro? Seja como for, é importante que as empresas pensem na validação de seus projetos no ambiente do eSocial. 

Entender se existem oportunidades de otimizar este processo (internamente ou com parceiros). Minha empresa ficará bem amparada se o governo ampliar requisitos para o eSocial? Eu tenho um sistema que vai garantir que estarei sempre em conformidade com a lei?

Sabemos que as reformas não vão parar de acontecer. E não ter uma conformidade legal torna a situação ainda mais crítica, principalmente porque as informações terão que acontecer praticamente em tempo real. 

“Adaptar este tipo de solução dentro de casa, só porque esta é uma política interna da empresa, pode gerar um sistema muito customizado e um custo altíssimo de manutenção já que a legislação brasileira é dinâmica”.

Garante Valquíria Cruz, gerente de produtos da ADP para a América Latina e especialista em eSocial.

Profissionais “mosca branca” – A especialista alerta ainda para a questão das pessoas envolvidas com o projeto.

É importante avaliar se a estrutura de serviços é adequada ou não e como manter os profissionais constantemente treinados e adiantados com o eSocial.

“Para o caso de soluções caseiras, os profissionais de RH que entendem de TI vão virar mosca branca”, afirma.

Sustentabilidade também é importante do ponto de vista de pessoas. Manter essa equipe é muito difícil e muito caro. E eu conseguirei sustentar isso no futuro?

Inscreva-se no Webinar sobre eSocial da ADP e baixe nosso eBook para elucidar suas dúvidas sobre o assunto.

Foto: Pixabay

TAGS: Adequar Adiantado adp eSocial Solução

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *