Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como criar ambientes mais humanos nas companhias?

Publicado Por: ADP LATAM on 7 Fevereiro 2018 in Gestão do Capital Humano

O ambiente de trabalho tem muito impacto sobre o rendimento dos colaboradores.

Um lugar acolhedor e feliz pode ser mais produtivo e, consequentemente, criar ambientes mais humanos nas empresas.

O estudo Evolution of Work 2.0, realizado pelo ADP Institute Research, apontou que existem razões claras para que esta satisfação no ambiente de trabalho impacte a rotina de uma corporação.

Trabalhadores felizes classificam suas companhias melhor em todas as áreas de gestão de talentos – 74%, se comparados com os 29% que estão infelizes. Isso influencia até mesmo a retenção de talentos.

O mesmo estudo apontou que quando consideram permanecer em uma empresa ou mudar para uma nova, colaboradores pensam em fatores semelhantes: o ambiente do dia a dia e o trabalho em si.

De acordo com o levantamento, os colaboradores podem gostar de suas funções atuais – o suficiente que os faça querer ficar.

Mas a falta de uma conexão pessoal com seus supervisores pode ser a gota d’água para que queiram ir embora: 46% dos empregados globalmente considerariam um novo emprego que oferecesse os mesmos benefícios que ganham atualmente, ou até menos.

Mas como as empresas conseguem criar ambientes mais humanos nas empresas?

Vocês se questionam frequentemente qual é o segredo para se criar um ambiente saudável e bom para se trabalhar?

Cada empresa tem sua política para oferecer um ambientes mais humanos nas empresas, mas existem algumas dicas que podem servir para inspirar seu time e colocar em prática nas organizações.

Trabalhe a confiança entre seus funcionários

Quando os gestores pensam em criar cenários agradáveis, logo vem à mente espaços lúdicos e áreas de jogos, mas muitas das vezes simples mudanças de hábitos podem tornar tudo mais amistoso.

Um exemplo disso é a confiança. Quando os colaboradores veem no próximo um ombro amigo, laços muito mais profundos são criados.

Hierarquia não necessariamente é ruim

Muitas companhias para tentar quebrar o clima ruim acabam com os cargos hierárquicos.

Porém, estipular de maneira clara a função de cada profissional não é necessariamente ruim.

Tal estrutura só jogaria contra a corporação se fosse usada para coibir e impor atividades aos outros funcionários de maneira arbitrária.

Mas, caso ela seja utilizada para estruturar as atividades e dividir responsabilidades e papeis, pode implicar positivamente na qualidade do ambiente.

Estimule hábitos saudáveis

Quando as pessoas praticam atividades físicas e se alimentam bem, estão menos propensas as ficarem doentes, o que impacta a redução do absenteísmo e aumenta a produtividade.

Por isso, pense em políticas que foquem na qualidade de vida, como patrocinar corridas, oferecer frutas ao longo do dia e criar parcerias com academias.

Abra os canais de diálogos

Saber o que os colaboradores pensam sobre a companhia e o modelo de gestão adotado é fundamental para que você saiba como está o ambiente.

Estas trocas de ideias auxiliam na melhora o ambiente.

Além disso, isso mostrará à sua equipe que você se importa com a opinião dela.

TAGS: ambiente de trabalho corporações humanas

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *