Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Use o Big Data Analytics a favor da gestão do capital humano

Publicado Por: ADP LATAM on 27 julho 2018 in Non classé

O que é o Big Data Analytics

As análises manuais feitas com base em planilhas cheias de números estão ficando cada vez mais no passado.

Elas estão perdendo espaço para o Big Data Analytics, um software de alto desempenho capaz de transformar dados em informações relevantes para o negócio, como

  • Business Intelligence;
  • Redes sociais;
  • Relatórios;
  • Pesquisas de satisfação.

É dessa forma que os executivos mais admirados geram insights valiosos sobre tendências, comportamento e expectativa dos consumidores e, por outro lado, conseguem tornar suas empresas mais competitivas, com decisões assertivas e antecipadas à concorrência.

Recentemente, a consultoria IDC divulgou estudo projetando uma movimentação de US$ 41,5 bilhões no mercado mundial de Big Data em 2018, com crescimento anual de 6,4%.

Seria uma expansão seis vezes maior do que na indústria de TI.

O potencial e os benefícios do Big Data

O potencial do Big Data para a geração de valor é indiscutível, mas cabe a cada empresa, e a cada gestor, identificar a melhor aplicação em sua área de atuação e no modelo de negócio onde está inserido.

Na gestão de capital humano, por exemplo, as análises de Big Data podem sinalizar padrões e comportamentos e ajudar a antever problemas.

Partindo de uma situação prática pode ser mais fácil de entender.

E, para isso, vou citar o caso fictício de uma empresa que tem o turnover como um problema.

Depois de reuniões entre as áreas e com o departamento de RH, não foi possível identificar claramente as causas e nem como resolver de forma rápida e eficiente a situação.

Como o Big Data Analytics ajudaria? Basicamente, com informações relevantes.

O software de alto desempenho poderia cruzar admissões e demissões com pesquisas de satisfação e encontrar, de forma ágil e confiável, possíveis razões para o turnover.

A partir daí, os responsáveis por Gestão de Capital Humano, juntamente com as áreas envolvidas, poderiam pensar em ações assertivas para promover a satisfação dos colaboradores e diminuir o turnover.

E a solução seria ainda mais efetiva se a empresa tivesse implantado o Big Data Analytics antes.

Dessa forma, conseguiria notar os índices de turnover antes que ele se tornasse, de fato, um problema.

Assim, arrisco dizer que as companhias que querem se manter competitivas no mercado e terem solidez, independente do setor, precisam dedicar esforços à implantação do Big Data Analytics e a entender todos os benefícios que a ferramenta pode trazer para o negócio.

Do contrário, de que forma você pensa que será possível atuar em um mundo que gera, diariamente, 2,5 quintilhões de bytes?

 

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *