Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Big Data e RH: a combinação do futuro

Publicado Por: ADP Blog Brasil on 18 July 2016 in Non classé, Tendência em RH

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Escrito por: Mariane Guerra

RH precisa se aliar à tecnologia – e rápido!

A montanha de dados gerada e coletada pela internet, conhecida pela expressão big data, promete transformar para sempre a avaliação de pessoas. As grandes empresas precisam, cada dia mais, ter um acompanhamento constante e minucioso de seus funcionários para ser assertivo em suas avaliações e tomada de decisões. Por isso, cada detalhe se torna extremamente relevante e é preciso uma maneira eficiente para analisar todos os dados que são coletados.

Em RH, Big Data e Analytics ainda são termos que representam tendências, por isso, o desconhecimento ainda é grande sobre como aplicá-los no dia a dia das empresas. O uso de tecnologia para analisar a imensa quantidade de informações que recebemos diariamente é indispensável. Com as ferramentas corretas, é possível melhorar seus índices de atração e retenção e, consequentemente, reduzir os custos da companhia.

Os dados estão aí, mas como usá-los?

Pesquisas mostram que apenas 13% dos trabalhadores no mundo são “engajados” com seus trabalhos, dificultando a coleta de informações, e apenas 16% dos CEOs acreditam que estão recebendo dados compreensíveis vindos do RH. Segundo descobertas recentes da Bersin by Deloitte, apenas 14% das organizações realizaram análises estatísticas significativas dos dados de seus funcionários. E esses são dados preocupantes.

Embora o Big Data seja visto muitas vezes como um tema complexo, de difícil absorção, trata-se, na verdade, de uma ferramenta importantíssima para o setor de recursos humanos. Os líderes de RH podem, por exemplo, avaliar a eficácia de um programa de aprendizagem entre várias regiões geográficas ou medir o engajamento dos funcionários em diferentes unidades de negócios para, enfim, decidir quais serão os próximos passos.

É preciso ter mais informações, afinal, coletar e analisar dados sobre colaboradores e o seu impacto no desenvolvimento dos negócios é uma atribuição primordial do RH nesse século, e basear esse processo contando com o maior número de informações possíveis oferece resultados muito mais precisos e valiosos.

Em todo o mundo, as equipes de RH têm agora uma oportunidade única de enfrentar os atuais desafios da gestão estratégica de talentos nas empresas. Mas, em primeiro lugar, a função precisa passar por uma grande transformação, em que os profissionais de RH desenvolvam novos conhecimentos em análise de dados e unam-se a parceiros de confiança para terem acesso às mais recentes tecnologias.

Saiba mais como a tecnologia está impactando o RH e o ambiente de trabalho, acesse o último relatório da ADP: Como a Tecnologia pode ajudá-lo a surfar na revolução global de talentos

Foto de paisagem: QMágico

(Visited 369 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Big data RH

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

Danilo Liberato says

Parabéns pela matéria.

ADPLatAm says

Obrigado Danilo! Que bom que gostou :)