Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como big data pode auxiliar na tomada de decisões de maneira preditiva

Publicado Por: ADP LATAM on 19 Fevereiro 2018 in Inovação e Tecnologia

Quem comanda uma companhia sabe que decisões tomadas de maneira equivocada podem impactar – e muito! – ações futuras. Porém, mesmo diante destes riscos, muitos diretores ainda contam apenas com a experiência, sorte e até mesmo intuição na hora de dar um passo a frente e esquecem o Big Data

Mas, atualmente, já existe uma forma de tomar decisões com riscos minimizados. Sabe como? Prevendo o futuro! Mas não pense que estas análises são frutos de uma Bola de Cristal ou presságios de uma vidente.

A previsão do futuro no mundo corporativo é baseada na mineração de dados, estatísticas e históricos.

Dessa maneira é possível realizar análises preditivas, ter conhecimento sobre tendências e quais possíveis caminhos o mercado irá tomar.

“É possível traçar quais impactos as
mudanças pensadas terão e como
isso afetaria a estratégia adotada”

Como funciona na prática?

Para ter essas informações é preciso de um trabalho de análise do cenário atual da companhia e de quais são os objetivos a serem alcançados.

Com isso, é possível traçar quais impactos as mudanças pensadas terão e como isso afetaria a estratégia adotada.
Um passo muito importante é a identificação dos padrões em sua base de dados.

Analisando as informações passadas é possível mapear eventos futuros. Com isto, os gestores conseguem desenhar um prognóstico mais consistente para cada decisão.

O big data pode ser utilizado em diversos setores da companhia.

Por exemplo, é possível estudar os hábitos de consumo de localidades ao decidir qual cidade do Brasil está mais apta a receber uma filial do seu produto.

Caso a companhia fabrique materiais de construção, os dados podem apontar quais cidades estão investindo mais em obras e, até mesmo, qual quantidade já é ofertada dos produtos que pretendem ser vendidos.

As análises preditivas já estão transformando a maneira como as decisões corporativas são tomadas e a forma como interagimos nestes meios. As companhias que ainda não aderiram a essa nova tecnologia, estão ficando para trás e deixando de ser protagonistas de suas próprias ações, já que perdem a movimentação dos principais atores desta história: os consumidores e concorrentes.

TAGS: Big data inovação tomada de decisão

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *