Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como a desoneração da folha de pagamentos afeta o mercado

Publicado Por: ADP LATAM on 19 julho 2017 in Notícias & Eventos, Tendência em RH

 

Como publicado anteriormente pelo blog, a Medida Provisória 774/2017, em análise pelo Governo, prevê acabar com a desoneração da folha de pagamento para empresas de vários setores. Caso aprovada, a MP preservaria o benefício a apenas três setores do mercado: transporte público, construção civil e comunicação.

 

Mas quais são os efeitos atuais da desoneração da folha no mercado?

 

A medida, segundo publicado em março pela Folha de S.Paulo, permitiu que empresas de vários setores deixassem de recolher a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha e passassem a pagar de 1% a 2% sobre seu faturamento. Assim, as empresas beneficiadas passaram a pagar menos impostos, obrigando o governo a cobrir o rombo nas contas da Previdência.

 

A medida, adotada em 2011, chegou a abranger 54 setores da economia. E, uma vez em vigor, segundo o portal Brasil, Economia e Governo, ela acabou por pressionar o mercado de trabalho, elevando os salários e, consequentemente, o custo nas empresas. O texto aborda que a desoneração da folha – concebida para elevar a contratação de mão de obra ao reduzir seu custo – na prática, afetou preponderantemente os salários. Certamente foi um benefício para os trabalhadores, mas não resolveu o problema de custo de produção das empresas.

 

“Em suma, a desoneração da folha de pagamento poderia, a princípio, ser uma providência com efeitos líquidos positivos sobre a economia brasileira. Entretanto, no contexto e nos moldes que foi adotada pelo Governo Federal a partir de 2011, não parece capaz de reduzir os custos de produção das empresas em geral ou da indústria em particular. Ademais, agravou o problema de desequilíbrio fiscal e tornou o sistema tributário mais complexo e casuístico”, concluiu o texto do portal.

 

Com as novas medidas, segundo também o fim das desonerações deve representar um aumento de arrecadação de até R$ 8 bilhões. Nos resta, agora, aguardar a decisão e os futuros efeitos no mercado brasileiro.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe nossa série! abordamos sobre os efeitos da desoneração da folha na geração de empregos e sobre a MP 774/2017.

TAGS: adp Blog desoneração desoneração da folha desoneração da folha de pagamento folha folha de pagamento Noticias RH

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *