Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como falar de dress code e comportamento na organização

Publicado Por: ADP LATAM on 27 novembro 2019 in Non classé

 

Atualmente, temas como diversidade e inclusão em uma organização estão ganhando relevância e espaço. Sendo assim, os profissionais de RH precisam entender os efeitos positivos e negativos de políticas de vestimenta (dress code) para os funcionários.

 

As organizações devem comunicar claramente o que pode ou não ser aceitável e o motivo. Também devem fornecer uma maneira de os funcionários se adaptarem às regras, respeitando suas individualidades. Isso pode ajudar a garantir que os funcionários cumpram e adotem essas políticas.

 

Os líderes de RH geralmente estruturam ou modificam essas políticas para se alinhar à estratégia de sua organização, alinhadas com a marca da empresa. Por exemplo, empresas de entrega e logística podem exigir uniformes, enquanto escritórios de advocacia podem exigir ternos ou outros trajes sociais.

 

Ao elaborar políticas de vestimenta, os empregadores devem considerar sua real necessidade, mas também permitir flexibilizações que não representem uma dificuldade indevida para os negócios. Por exemplo, se uma organização exigir trajes profissionais, alguém que tenha inchaço nos pés devido a problemas cardíacos ou diabetes pode se sentir desconfortável com os sapatos. Permitir que essa pessoa use sapatilhas pode ser considerado uma flexibilização as regras.

 

É fundamental que os líderes de RH ensinem e incentivem a tolerância e o entendimento do raciocínio por trás das políticas de dress code. Estar ciente das possíveis armadilhas e permanecer aberto a possibilidades de flexibilização, trabalhando em conjunto com os gerentes e funcionários da organização, é uma excelente saída para explorar as opções que funcionam para todos.

TAGS: diversidade dress code gestão relacionamento RH vestimenta

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *