Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como o cloud possibilita um trabalho mais integrado do RH

Publicado Por: ADPLatAm on 2 August 2016 in Gestão do Capital Humano, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

O conceito de computação em nuvem remete à utilização de computadores e servidores compartilhados, integrados pela internet, que fornecem uma grande capacidade de armazenamento. Simplificando, é o armazenamento de dados em uma máquina virtual, capaz de serem acessados em qualquer lugar que tenha conexão à internet.

Ao constatar os benefícios dessa nova tecnologia, inúmeros segmentos do mercado passaram a utilizá-la para fornecer seus serviços. A facilidade de acesso, elasticidade e escalabilidade fizeram com que a nuvem se adaptasse a todo tipo de negócio.

As transformações do RH

Ao longo dos últimos 20 anos, muitas funções de RH embarcaram em uma jornada de transformação, muitas vezes criando centros de serviços compartilhados, de especialização e novas funções de RH com parceiros de negócios. Segundo pesquisas realizadas pela Bersin & Associates, as ‘organizações de RH de alto impacto’ – aquelas que obtiveram sucesso em sua transformação – se preocupam não só com a prestação de serviços de baixo custo. Elas também se concentram em atividades que fortaleçam o desempenho dos negócios, como o incentivo à colaboração e a autonomia e o engajamento dos funcionários.

No entanto, os programas de transformação normalmente levam meses ou anos para gerar resultados – e alguns nunca conseguem agregar valor real. Um estudo realizado pela Orion Partners constatou que, embora 89% dos departamentos de RH tivessem sido reestruturados nos três anos anteriores, apenas 22% tinham sido transformados com sucesso.

Mas há uma maneira de acelerar a transformação do RH – e ela está lá na nuvem.

Soluções em nuvem à frente da revolução

Os projetos de transformação de RH de maior sucesso foram impulsionados por soluções baseadas em nuvem. Aplicadas à administração da força de trabalho, folha de pagamento, gestão de talentos, recrutamento e outros serviços de RH, essas soluções têm rapidamente transformado o RH, que deixa de ser uma função administrativa de back-office e assume uma forma mais estratégica, agregando valor ao negócio.

Embora o conceito não seja novo, a conectividade, a velocidade e a capacidade de armazenamento atingiram atualmente níveis que seriam inimagináveis alguns anos atrás. Com isso, a computação em nuvem passa a ter a capacidade de acelerar a transformação do RH. De acordo com a Forbes, um dos pontos críticos de muitas fusões é o tempo necessário para transferir registros de um sistema para outro. Porém, com os sistemas em nuvem, a transição é muito mais rápida. Nas organizações interligadas, os usuários finais podem fácil e rapidamente acessar os sistemas baseados em nuvem.

Mudando as regras do jogo também para o RH

Seja ao buscar um crescimento orgânico ou através de aquisições, qualquer empresa precisa integrar os novos funcionários com rapidez e boa relação custo-benefício. Um relatório da Capgemini Consulting destaca que as empresas também precisam de sistemas de RH que possam apoiar a implantação de iniciativas entre diferentes departamentos ou regiões geográficas. Mas as equipes de RH não precisam fazer grandes investimentos em novas tecnologias para atingir esses objetivos. Uma abordagem com um custo-benefício muito melhor é utilizar provedores de soluções em nuvem para ter acesso às modernas tecnologias que eles têm a oferecer. Isso pode contribuir para os processos de RH de forma bastante específica. Por exemplo:

  • As soluções de terceirização e recrutamento baseadas em nuvem reduzem o tempo necessário para preenchimento de informações.
  • Os sistemas de gestão de desempenho em nuvem, baseados em projetos, elevam o grau de engajamento dos funcionários.
  • As soluções de folha de pagamento baseadas em nuvem aumentam sua precisão.
  • A padronização dos serviços administrativos de RH oferecidos em nuvem facilita a mobilidade internacional – e, assim, contribui para a expansão em novos mercados.

Além de contribuir para a expansão de mercado, as soluções em nuvem podem melhorar o desempenho financeiro da empresa e otimizar as práticas de gestão de talentos, trazendo um novo nível de eficiência e valor. Assim, pode-se usufruir todo o potencial da gestão de capital humano e preparar a empresa para crescer nos mercados que ela atende atualmente e no futuro.

Escrito por: Diogo Veiga

Foto por Big Techie

(Visited 199 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Cloud Nuvem

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

Allie says

All things condedires, this is a first class post

Defina suas preferências de cookies