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Como o departamento de Recursos Humanos pode ser tão estratégico quanto a área de Marketing?

Publicado Por: ADPLatAm on 3 May 2017 in Notícias & Eventos, Tendência em RH

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RH estratégico

Você sabe qual é o papel do departamento de Marketing da sua empresa? E se alguém te dissesse que essa área tem muito a colaborar com a de Recursos Humanos?

O Marketing, atualmente, tem desempenhado papel importante no sentido de encontrar as melhores estratégias para as companhias no ambiente digital. Ou seja, a missão de converter a mensagem dos negócios em uma voz potente para gerar mais visibilidade e, consequentemente, torná-los mais rentáveis.

Mas como esse processo pode ser relevante ao RH? Segundo o portal Enterpreneur publicou no último ano, o pensamento direcionado pelo marketing digital pode influenciar o departamento na identificação das melhores maneiras de atingir positivamente seus colaboradores e o público externo, e assim entregar a ambos as informações mais relevantes sobre ofertas, oportunidades, serviços, entre outros.

E como isso se aplica ao dia a dia?

Podemos pensar no modo como o RH se conecta com o restante da empresa, por exemplo. Os comunicados por e-mail são realmente eficientes? Ainda segundo o Enterpreneur, a resposta é negativa. A pesquisa apontou que, apesar de “80% dos empregadores afirmarem que ainda utilizam esse recurso, 30% dos colaboradores confessaram ignorar essas mensagens” quando as recebem – esse gap gera ruídos na comunicação!

Pensando nisso, uma das soluções que o mercado tem apontado para aumentar a efetividade de iniciativas como essa é o uso de recursos que facilitem o acesso dos empregados às mensagens corporativas. Que tal a adoção de um aplicativo, por exemplo, que suporte todas as informações que as equipes precisam saber e que estejam a um clique de distância? Segundo pesquisa da Wrike publicada em 2016, é exatamente essa uma das principais demandas dos colaboradores.

O Tech.co vai além e lembra as companhias de reforçarem sua presença digital como forma também de atrair o público externo. Afinal, segundo artigo publicado pelo site no fim do último ano, 79% das pessoas usam as redes sociais, por exemplo, como parte de sua busca por uma recolocação no mercado. E, no ambiente online, além de anunciar uma vaga, a empresa pode reforçar sua cultura, destacar ações bem sucedidas e cases de seus talentos.

A atualização do website corporativo e a presença em redes como o Linkedin também são importantes estratégias que o RH pode herdar do Marketing. Ainda segundo o Tech.co, o Linkedin foi “uma das primeiras e verdadeiramente efetivas redes sociais corporativas, tornando-se base das iniciativas de marketing digital – a partir da perspectiva do departamento de RH”.

Portanto, o caminho a ser traçado não é complicado, mas é preciso arregaçar as mangas e ter em mente que uma estratégia baseada em plataformas digitais é essencial para o sucesso dos objetivos do RH. E, assim como toda iniciativa da área de Marketing, o departamento precisa pensar em investimentos certeiros para obter os melhores resultados.

Mãos à obra!

Foto por: Linkedin

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TAGS: era digital rh estratégico

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