Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como o RH pode usar a tecnologia em prol do crescimento profissional de seus funcionários

Publicado Por: ADP LATAM on 11 agosto 2020 in Gestão do Capital Humano, Inovação e Tecnologia, Tendência em RH

Empresas que incentivam o crescimento e desenvolvimento de
seus funcionários podem obter retornos significativos.

Os trabalhadores querem, cada vez mais, exercer a propriedade sobre suas carreiras e esperam que a organização os ajudem a alcançar seus objetivos. Para isso, times de RH e TI devem trabalhar juntos para fornecer uma infraestrutura de planejamento que permita e viabilize este cenário dentro das companhias. Isso significa que líderes de RH devem definir, claramente, seus objetivos e metas e alinhá-los com TI a fim de encontrar as melhores soluções. Essa colaboração ajuda na projeção de um mapa estratégico onde o RH pode fazer uso da tecnologia para melhorar a experiência dos funcionários.

Funcionários em foco

O impacto da tecnologia no desenvolvimento de carreira é, frequentemente, negligenciado nas discussões sobre transformação digital. Além de cuidar da perspectiva de recrutamento e aquisição de talentos, seu time de RH tem que ter a retenção de talentos como foco central de suas estratégias.

O gerenciamento de talentos não é uma tarefa exclusiva do RH. As lideranças, também, devem ajudar seus funcionários a definir metas significativas de carreira, além de equipá-los com as ferramentas adequadas para evolução e crescimento profissional. Investir em soluções de gerenciamento de talentos melhora a retenção, aumenta o engajamento, reduz taxas e custos de rotatividade e, ainda, auxilia as organizações a combater a escassez futura de habilidades.

Desenvolvimento de carreira

Um dos benefícios mais empolgantes da tecnologia é sua capacidade de ajudar os funcionários a identificar as trajetórias de carreira que desejam seguir e fornecer todas as informações sobre como chegar lá. A avaliação dos pontos fortes pode ajudar os funcionários a perceber seu potencial e comparar sua posição atual com os papéis que gostariam de desempenhar no futuro. Essas avaliações, tecnologicamente elaboradas, também podem ajudar os funcionários a identificar lacunas de habilidades e conectá-las aos recursos e ferramentas necessários para preenchê-las.

Quando se trata de traçar uma carreira, os funcionários se beneficiam ao ver históricos de outros colegas. Exemplos de outros funcionários da organização são sempre bem-vindos, pois oferecem informações substanciais e serem capazes de se tornar um espelho de direção e motivação. Com isso, os funcionários podem ver as etapas exatas que outras pessoas adotaram ao longo de suas carreiras, entender quantas pessoas seguiram um determinado caminho e se conectar com seus colegas de trabalho para acumular ainda mais conhecimento. Dessa forma, as ferramentas de mapeamento de carreira podem fornecer aos funcionários uma compreensão mais direcionada e assertiva de suas lacunas de habilidades, facilitando uma abordagem mais ativa em seu desenvolvimento profissional.

Cultura Forte

A tecnologia que ajuda as pessoas a atingir seu maior potencial é um investimento inteligente para organizações que desejam permanecer competitivas. Manter uma organização moderna e competitiva está mais relacionado a pessoas do que a produtos e serviços. Diferenciar a cultura de sua organização pode fornecer uma vantagem competitiva crucial. Afinal, embora o alcance da tecnologia, sem dúvida, continue se expandindo, as pessoas permanecerão como os verdadeiros inovadores.

Os funcionários que se sentem apoiados e capacitados para perseguir suas metas de carreira têm mais probabilidade de permanecer nos locais que lhes permitam desenvolver suas habilidades e, potencialmente, liderar a organização no futuro.

Capacite os funcionários para o mercado

Por fim, cada pessoa possui sua carreira. Os empregadores que reconhecem e investem nessa verdade, provavelmente, têm um retorno significativo. Os times de RH e TI têm a responsabilidade de fornecer ferramentas, tecnologias e transparência para que os funcionários possam tomar decisões mais embasadas acerca de suas carreiras.

A organização, também, deve garantir que processos e tecnologias existentes promovam relacionamentos saudáveis ​​entre os diversos níveis da empresa, para que os funcionários possam receber o melhor feedback e recursos possíveis, de maneira eficaz, desenvolverem suas habilidades e carreira. Quando o RH e a TI trabalham em conjunto com esses objetivos é possível proporcionar à organização uma maior produtividade e retenção de talentos.

 

TAGS: carreiras Funcionários gestão Liderança produtividade Tecnologia

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *