Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como promover a diversidade geracional e manter a conformidade do compliance

Publicado Por: ADP LATAM on 23 abril 2020 in Gestão do Capital Humano, Non classé, Tendência em RH

A diversidade geracional pode agregar um grande valor às empresas. Construir uma reputação que valoriza todos os funcionários pode melhorar sua marca e ajudá-la a competir por talentos, em mercados de trabalho restritos.

A diversidade geracional – que permite que pessoas de faixas etárias diferentes atuem juntas e ampliem a força e consistência do trabalho – sem dúvida, pode oferecer vantagens importantes para as organizações, mas é necessário se atentar a possíveis indícios de discriminação no processo de recrutamento e seleção e tomar medidas capazes de coibir essa conduta.

Separamos uma análise mais detalhada das estratégias que você pode aplicar na sua empresa, para garantir que esteja treinando sua equipe, no sentido de  evitar preconceitos relacionados à idade e oferecer uma ótima experiência aos candidatos e funcionários, em todas as fases do ciclo de vida profissional .

A importância de um bom treinamento

Uma das etapas mais importantes que as organizações podem adotar é treinar suas equipes sobre o que é discriminação de idade e como evitá-la, durante o processo de contratação e cotidiano do trabalho.

No treinamento, você deve fornecer à sua equipe o contexto para apoiar a diversidade geracional ao longo do processo de contratação, respondendo perguntas como: De que forma posso garantir que meus funcionários estejam melhor preparados para lidar com uma situação? ou Como estou preparando e dando condições para meus colaboradores serem bem-sucedidos em seu ambiente de trabalho? Porque ter sucesso no ambiente laboral significa, obviamente, evitar todos os sinais de discriminação.

Use a tecnologia ao seu favor

Quando estiver procurando maneiras de reduzir o risco de discriminação por idade, concentre-se no viés inconsciente. Em muitos casos, os funcionários sequer estão cientes dos padrões que orientam o comportamento. As soluções de tecnologia de capital humano, que permitem métodos como a triagem cega, podem ajudar a eliminar o risco de preconceito inconsciente, que ocorre durante o processo de contratação.

Monitore a legislação em andamento

Para mapear riscos em potencial, é importante analisar exemplos reais de casos no cenário atual, bem como quaisquer alterações pendentes. Observe a legislação e os regulamentos para se manter atualizado, pois eles podem mudar rapidamente. Uma dica é configurar alertas do Google para tópicos que podem afetar seus negócios, de fontes como o Ministério do Trabalho ou programas que abrangem a diversidade geracional.

Aumentar a conscientização em torno de discriminações etárias

Embora o termo possa lembrar apenas os funcionários mais velhos, é importante destacar que a discriminação por idade pode ocorrer de várias formas.

Quando as pessoas pensam em discriminação por idade, elas automaticamente lembram de funcionários mais velhos. Pode ser com aqueles que começam sua carreira logo após a faculdade ou com os que, talvez, pareçam um pouco mais jovens do que realmente são. É importante destacar que o viés pode acontecer nos dois extremos do espectro.

As empresas que se comprometem com o treinamento, estratégias de monitoramento de conformidade e tecnologias necessárias para lidar com preconceitos inconscientes podem ver melhorias significativas em seus processos de contratação. E ter um forte programa de treinamento e uma reputação de mercado como empregador, que valoriza a diversidade geracional, pode fornecer uma vantagem significativa em um cenário de talentos difíceis.

 

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *