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Como proteger a privacidade de dados dos seus funcionários

Publicado Por: ADP LATAM on 26 março 2020 in GDPR, Gestão do Capital Humano, Non classé, Tendência em RH

Proteger as informações dos funcionários significa ir além da LGPD e diferenciar seus negócios com uma comunicação orientada com os princípios da transparência, regulamentação, uso, segurança e tecnologia.

Para os empregadores, o cenário de regulamentação de privacidade em evolução (LGPD) fala da necessidade de melhores práticas de privacidade que vão além dos dados, com o objetivo de fornecer proteção consistente às informações pessoais dos funcionários.

A comunicação é a base de uma iniciativa organizacional alicerçada em confiança. Embora expectativas dos funcionários e obrigações organizacionais variem entre setores da organização e do mercado, o desenvolvimento de uma proteção de dados efetiva exige essas cinco características principais:

Transparência

Embora os avisos de privacidade exigidos pela LGPD estejam sendo aplicados em todo o país, ainda existem situações referentes à proteção de dados que não estão totalmente resolvidas. Na comunicação cotidiana, no entanto, o cumprimento da lei não se traduz muito bem se o RH coletar dados financeiros e pessoais de forma silenciosa. Quando se fala em dados, a transparência é o primeiro pilar da confiança, na medida em que é explicado quais dados estão sendo coletados, porque estão sendo recolhidos e por quanto tempo serão retidos.

Regulamento

A adesão às regulamentações é fundamental para o sucesso na proteção dos dados dos funcionários para desenvolver ideias e estratégias de negócios. Também representa parte do diálogo entre equipes de RH e funcionários – se as empresas não observarem as expectativas regulatórias em favor da velocidade ou da simplicidade, os funcionários poderão se perguntar quais outras obrigações seus empregadores estariam dispostos a ignorar. Em um mercado de talentos cada vez mais agressivo, a confiança é essencial para lealdade, defesa e comprometimento dos funcionários. É do interesse dos empregadores garantir que suas políticas de conformidade regulamentar estejam sempre atualizadas.

Em uma escala global, as empresas devem estar preparadas para cumprir os prazos de solicitação de acesso, de acordo com a nova LGPD. É preciso garantir que haja uma base legal para quaisquer dados processados ​​ou relacionados a indivíduos no país, independentemente de onde os dados ou processador está localizado.

Uso

Desenvolver a confiança na organização significa comunicar claramente aos funcionários como seus dados pessoais serão usados, além de detalhar as medidas adotadas para protegê-los.

Segurança

Incentivar a confiança dos funcionários significa garantir a segurança dos dados. Embora palestras que expliquem a LGPD possam ajudar a aumentar a conscientização sobre as necessidades de segurança de dados e fornecer recursos que aprimorem a proteção geral, a criação de uma cultura baseada em confiança requer soluções de segurança que aproveitem as práticas recomendadas. Isso também significa garantir que a coleta de dados seja baseada na legislação atual.

Para muitas organizações, o caminho para melhorar a segurança e aumentar a confiança dos funcionários começa com os provedores de serviços – parceiros de gerenciamento de RH que tenham a experiência e a infraestrutura necessárias para proteger os dados da organização e aumentar a confiança da equipe. Procure selecionar os fornecedores certos, fazendo perguntas sobre sua capacidade tecnológica, conhecimento do mercado e sua adesão aos fundamentais princípio de privacidade de dados. A parceria ideal oferece um projeto abrangente de segurança, que, por sua vez, suporta a confiança dos funcionários.

Tecnologia

O pilar final da confiança comunicativa é a tecnologia. Ao comparar e contrastar dados agregados e anônimos, a tecnologia pode ajudar a definir os déficits corporativos existentes e identificar as principais tendências para melhorar a satisfação dos funcionários e impulsionar o engajamento. Para isso, a infraestrutura e a intenção são importantes. As organizações precisam de soluções de tecnologia internas ou terceirizadas com benefícios claramente definidos que possam ser facilmente articulados à equipe.

 

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