Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como sua empresa pode se destacar nos tempos de crise

Publicado Por: ADP LATAM on 11 August 2020 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

Esse é o melhor momento para cuidar de funcionários, saiba como
manter uma imagem positiva e aumentar a produtividade

Durante a pandemia, as empresas têm uma oportunidade única de demonstrar compromisso com seus funcionários. Manter uma boa cultura organizacional é parte essencial para garantir retenção, envolvimento e desempenho dos funcionários.

Separamos exemplos de como uma organização, hoje, pode impactar, positivamente, o envolvimento, desempenho e resultados financeiros dos funcionários.

Horários de trabalho flexíveis

A maioria das empresas, obviamente baseadas em seu tipo de trabalho e segmento de atuação, se adaptou e implementou planos de teletrabalho para manter o distanciamento físico entre seus colaboradores. Essa mudança também passou pelos próprios funcionários, que, ainda, vivenciam a experiência de trabalhar em casa. Essa flexibilidade, de ambas as partes, vem reforçar a abertura do diálogo para novas possibilidades e composições no formato do trabalho quando, efetivamente, os funcionários poderem retornar aos seus postos. Esse olhar mais cuidadoso e atual da empresa, sem dúvida, vai gerar atração e retenção de talentos.

De acordo com a ADP Research Institute, o horário de trabalho e a flexibilidade estão entre os principais fatores que afetam a retenção de funcionários. Além disso, as responsabilidades pessoais dos colaboradores, fora dos ambientes corporativos, podem ter mudado, e oferecer políticas flexíveis de horário ajuda a aliviar as tensões dos que se sentem divididos e pressionados entre responsabilidades pessoais e profissionais.

Remuneração

Muitos funcionários estão passando por despesas imprevistas durante esse período, e a segurança financeira é uma das principais preocupações no momento. Oferecer bônus ou aumentos salariais pode ajudar a apoiar famílias com parentes que perderam o emprego ou que estão cuidando de despesas médicas de algum membro da família.

Valorize a saúde e a segurança de seus funcionários

É importante que as empresas ofereçam um ambiente de trabalho em que a saúde e segurança de sua força de trabalho sejam prioridades claras durante um período de crise. Os trabalhadores lembrarão se seu bem-estar foi avaliado, pessoalmente ou por meio do trabalho remoto. Comunique todos os benefícios e ofertas da sua organização. Este é um ótimo momento para compartilhar alguns lembretes e garantir que os funcionários saibam como usar seus benefícios. Se sua organização não possui políticas formais, é a hora de criá-las e comunicá-las.

Aproveite o momento!

O estresse de tempos difíceis pode pesar sobre todos, portanto, tente encontrar maneiras de trazer diversão aos funcionários. Os empregadores que têm acesso a aplicativos como Skype, WebEx ou Zoom podem usá-los para se conectar com suas equipes. Seja para compartilhar memes de gatinhos ou, simplesmente, um pensamento aleatório do dia. Um espaço de equipe virtual centralizado ajuda a aumentar a conectividade e envolvimento. E não limite o uso da ferramenta apenas às atividades de trabalho. Surpreenda e promova happy hours virtuais, festa junina, trocas de receitas ou vídeo aulas de yoga, que podem trazer uma distração necessária.

Hoje, o forte envolvimento dos funcionários terá um impacto duradouro no mercado de trabalho nos próximos anos. O aumento do engajamento pode aumentar o desempenho individual e da empresa, reter bons colaboradores, reforçar avaliações positivas em sites de avaliação e, também, fortalecer a marca e a reputação de responsabilidade social de uma organização.

 

TAGS: coronavírus gestão produtividade e funcionários trabalho remoto

Publique uma resposta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *