Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como um RH moderno atua como ferramenta de geração de valor para as empresas

Publicado Por: ADP Blog Brasil on 16 May 2016 in Gestão do Capital Humano, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Atualmente a área de Recursos Humanos desempenha um papel vital nas organizações. Entender os seus talentos e torná-los comprometidos gerando engajamento é, sem dúvida alguma, um papel desafiador dentro de um setor tão dinâmico. As novas gerações criaram novas demandas no espaço de trabalho, fazendo com que as empresas se atualizassem e passassem a ter uma postura mais moderna, atendendo as necessidades desse novo público. Para um negócio de sucesso, é necessário ter um departamento focado em entender e suportar essas mudanças.

Um RH moderno está constantemente focado em buscar novas opções que criem uma cultura atraente para possíveis colaboradores. Há um novo estilo de trabalho em evolução com horário flexível, encargos compartilhados e Home Office (alguns dos ótimos exemplos do cenário atual), e cabe ao RH o papel de gerenciar as novas diretrizes e conceitos que serão implantados.

rh em evolução

Em linha com o que já vem acontecendo em muitos países, o ADP Research Institute realizou um estudo exclusivo qualitativo e quantitativo com empregadores e funcionários do mundo todo o qual revelou que as pessoas não querem apenas trabalhar para organizações que definam metas, mas que elas estejam alinhadas a algo maior, que tenha um significado, um objetivo de vida e que os empregadores demonstrem compromisso com seus colaboradores também. Organizações como o Google, por exemplo, colocaram essa ideia em prática atribuindo 20% do tempo de cada funcionário para trabalhar em qualquer atividade em que eles tivessem gosto pessoal. Esse é apenas um exemplo de como uma empresa pode demonstrar que se preocupa com seus funcionários, o que pode tornar as pessoas mais motivadas e conectadas com o trabalho.

Ainda segundo o estudo da ADP Research Institute, ambientes de trabalho modernos estão se destacando ao se contrapor ao modelo ainda exercido por muitas companhias, no qual o tempo de trabalho ocorre durante horários definidos em um local comum. Hoje, muitos funcionários exercem mais controle e têm maior autonomia sobre as condições dos seus locais de trabalho, tendo mais liberdade para decidir como, quando e onde eles trabalham. Outras grandes mudanças incluem o fato de que cada vez mais tarefas estão sendo substituídas por máquinas, o talento agora está sendo percebido por lentes locais e globais e as trajetórias de carreira individuais de hoje tendem a não ser lineares.

lentes locais

Somado a isso, a força de trabalho atual é cada vez mais conduzida por uma busca por significado ou por fazer um trabalho relevante, em vez de simplesmente receber um contracheque com bons benefícios.Essas são apenas algumas maneiras como a mão de obra global está evoluindo.  Essas mudanças oferecem uma nova perspectiva para interpretar muitos aspectos do futuro e que devem nortear um novo modelo de atuação do Recursos Humanos das corporações. O fator crucial na adaptação destas mudanças é o Recursos Humanos munir-se de ferramentas e tecnologia para de fato assumir um papel de liderança mais sólido que gere valor para a empresa, elevando-a a um novo patamar em termos de gestão de capital humano. A grande chave de sucesso será as empresas encontrarem seu caminho diante desta evolução na medida em que conseguem unir essa visão à implantação constante de novas tecnologias.

Escrito por John Mackenzie

Para mais informações sobre o papel do RH e sua geração de valor para as empresas, leia nosso último artigo com a opinião de um especialista.

Se tiver dúvidas ou comentários nos deixe uma resposta abaixo.

 

(Visited 1,564 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Gerenciamento de Capital Humano Gerenciamento de Talentos Gestão de Talentos sistemas de HCM

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

Fernando says

Show.

Defina suas preferências de cookies