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Como unir inovação e a experiência do usuário? Conheça um pouco mais sobre o trabalho do Innovation Labs da ADP

Publicado Por: ADP LATAM on 21 junho 2017 in Non classé, Novidades ADP

Para o desenvolvimento e melhoria contínua de seus produtos, as empresas investem fortemente em tecnologia e inovação. Mas você sabia que os usuários dessas soluções têm papel essencial nesse processo?

Com o desafio de trazer à sua operação no Brasil cada vez mais os pensamentos, modelos e processos utilizados mundialmente em serviços de gestão do capital humano, a ADP possui o Innovation Labs, que mescla a expertise de mercado de seus colaboradores com uma análise minuciosa do que seus clientes realmente necessitam.

Para explicar um pouco mais sobre o trabalho dessa equipe, Daniel Abreu, vice-presidente de Produto da ADP juntamente com Renato Custódio, gerente de User Experience, apontam quatro curiosidades.

Confira:

Como operamos no Brasil

O Innovation Labs é uma iniciativa Global da ADP que tem como objetivo trazer uma camada de inovação para os produtos e serviços de toda a empresa. A ideia é repensar e reinventar o modelo de serviço, desenvolvimento e produtos. Em um primeiro momento, o foco da nossa atuação foi nos EUA, em Londres e em outras grandes capitais mundiais, mas nosso trabalho, hoje, está distribuído por diferentes filiais da ADP. No Brasil, essa equipe é suportada pelo Panorama, um grande guia de desenvolvimento para novas aplicações, tecnologias e boas práticas.

 

Sobre o User eXperience

Uma das principais novidades que essa forma de pensar trouxe à nossa equipe no Brasil foi a criação da área chamada User eXperience, a qual abraça muitas técnicas e conhecimentos novos para o desenvolvimento de produtos e serviços. E como o nome da área já sugere, uma das principais técnicas é a de considerar as necessidades de cada o usuário.

A partir da criação deste setor, começamos a envolver mais pessoas em nossos processos. Um ponto importante que destaco é que, partindo da ótica de desenvolver produtos digitais – como o eXpert – entendemos que o cliente ADP passa a ser considerado um usuário e, por isso, cruzamos as suas demandas com o que desenvolvemos dentro da empresa, permitindo assim o aprimoramento das nossas ofertas.

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Como construir para uma audiência diversa

Na área de User eXperience utilizamos muitas técnicas focadas em encontrar, definir e entender o nosso usuário, que passa a ser a nossa audiência principal. Alguns dos exercícios que realizamos são entrevistas, análises de comportamento de uso, criação de personas, teste de usabilidade –uma forma de testar o produto junto ao usuário final antes de lançá-lo -, entre outras técnicas.  

Eu diria que o relacionamento das pessoas com a tecnologia é mais do que importante; atualmente, ele é inevitável. Isso porque a maioria de nossas tarefas e ações mais simples estão migrando para ambientes digitais e tecnológicos. Os exemplos mais emblemáticos são de empresas do setor bancário – caso do Nubank e do Itaú, que disponibilizam uma interação com o cliente totalmente digital – e entretenimento – como o Youtube e o Netflix.

 

Como desenvolvemos nossas ideias e insights

Nossos principais insights vêm, principalmente, de dois momentos distintos de nossa rotina. O primeiro é quando vamos a campo entrevistar os usuários: esse sempre é um exercício muito rico e nos surpreende, pois é bem comum pensarmos que sabemos exatamente quais são as dores, desejos e necessidade das pessoas.

Já o segundo momento se dá quando trazemos essas informações coletadas para dentro da empresa, principalmente para o time de desenvolvimento. A partir de então, conectamos esses dados para obtermos insights para o desenvolvimento de nossas soluções.

Isso porque entendemos que a principal falha de design que pode condenar todo um projeto ou uma tecnologia é não envolver o usuário antes e durante de determinado desenvolvimento. É importante frisar que, ainda que essa não seja a garantia de um produto perfeito, não envolver o cliente nesse processo vem se mostrando o maior erro de grandes, médias e pequenas empresas em todo o mundo.

Texto por: Renato Custódio

 

 

TAGS: adp adp brasil experiência Expert inovação RH

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