Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Dificuldades na hora de encontrar novos talentos? Confira quatro dicas para aprimorar seu processo de seleção

Publicado Por: ADPLatAm on 22 May 2017 in Gestão do Capital Humano, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

 

Quando uma vaga é aberta ou um colaborador sai da empresa, os profissionais da área de Recursos Humanos arregaçam as mangas para partir em busca de uma nova contratação.

Mas essa nem sempre é uma tarefa simples, em especial pela elevada demanda das empresas em selecionar os talentos mais qualificados às suas equipes. E isso exige muito além da análise de currículos e uma boa entrevista.

O Huffington Post publicou no último ano que “práticas de recrutamento fracas podem causar taxas de flutuações e abstenções altas, além de aumentarem os custos e conflitos nas companhias – tanto pela falta de uma boa condução de processos de seleção quanto pela escolha de um colaborador com perfil que não esteja em sintonia com o da cultura corporativa”.

Para te ajudar a minimizar situações como essas, listamos abaixo quatro dicas para aprimorar a seleção de pessoal de sua empresa. Confira:

 

Preste atenção ao elaborar anúncios de vagas

Seja em redes sociais ou em sites especializados em recrutamento, os anúncios de vagas pela internet atingem um número cada vez mais abrangente de pessoas. Por isso o segredo é motivar esses usuários a conhecerem sua empresa, despertando o interesse de se candidatarem às posições que estão abertas.

Segundo o Business News Daily publicou no ano passado, anúncios com listas infinitas de requisições e exigências aos candidatos podem alienar até mesmo aqueles que são qualificados.

O Huffington Post sugeriu três tópicos importantes que esses anúncios devem ter:

. lista de tarefas e responsabilidades: uma verdadeira descrição de cargo;

. priorizações: quais são as tarefas mais importantes a serem desempenhadas;

. proporções estimadas: quanto de cada tarefa será executado em cada semana.

Além disso, também é recomendável destacar as habilidades exigidas, como escolaridade, experiência e personalidade.

 

Foque no digital

Além de tornar as vagas de uma empresa atrativas aos candidatos, também é tarefa do RH ter a certeza de que a própria companhia está passando a mesma mensagem sobre seus negócios em redes sociais corporativas, no próprio website e em outras plataformas digitais.

Uma pesquisa publicada pelo MIT junto à Deloitte, em 2015, apontou que candidatos com idade entre 22 e 60 anos declararam querer trabalhar para companhias inseridas no ambiente digital, que ofereçam serviços diferenciados e que tenham uma presença online forte.

banner - seleção

Preste atenção a reviews e comentários sobre sua empresa na internet

Uma empresa estar no ambiente digital é importante, em especial para a divulgação de conteúdo, contato com prospects, clientes e também, candidatos. Mas o monitoramento da repercussão desse conteúdo, assim como das menções da empresa na internet também são ações fundamentais.

De acordo com o site de recrutamento Glassdoor, em publicação de 2015, 46% de seus membros lêem reviews de companhias antes mesmo de conversar com alguém do RH das empresas. Outros 69% declararam que talvez nem se interessem por vagas de empresas que têm uma má reputação, mesmo que eles estejam sem emprego.

 

Diversifique sua maneira de recrutar

E, claro, após um bom planejamento e estratégia para o recrutamento, também é preciso caprichar na execução: o combo entrevistas e análise de currículos já não é mais eficiente. Então, por que não usar exemplos inovadores de empresas que já praticam novas maneiras de contratar talentos?

A Unilever é um desses casos. O The Guardian destacou, no último ano, a opção da empresa em utilizar mobile gaming para seus processos de recrutamento, com o objetivo de aumentar a velocidade nesses programas, reduzir custos e promover a diversidade no momento de contratar.

Portanto, um bom começo para reestruturar um programa de recrutamento falho é se atentar a todos os seus processos: desde o anúncio da vaga até o momento de selecionar os melhores talentos. Com isso, sua empresa reduz custos, o tempo demandado pelo RH e, também, garante que a pessoa mais qualificada será a escolhida.

Por: Luiz Thomaz

Imagem por: Google images.

(Visited 87 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: currículos destacou empresa entrevista pesquisa recursos humanos RH seleção

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in: