Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Conformidade legal: uma das principais preocupações do RH e como administrá-la

Publicado Por: ADP Blog Brasil on 14 July 2016 in Conformidade Legal, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Escrito por: Marcelo Bento

Qual a maior causa de dor de cabeça nos departamentos de RH em todo o mundo? Obtivemos a resposta no ano passado quando a primeira pesquisa importante sobre como administrar funcionários globalmente do XpertRH constatou que “Manter-se atualizado com as exigências da legislação trabalhista” é o maior desafio para o RH internacional. Além disso, outros grandes desafios encontrados foram: como administrar diferenças culturais (67,8%), como recrutar e reter os profissionais corretos (60%) e como conseguir dados de referências de mercado precisos sobre remuneração (58,9%).

Regulamentação e multas estão aumentando

Esse tema, na verdade, não é apenas uma dor de cabeça do RH. Altos executivos da área financeira também gastam cerca de 30% do tempo por semana (sim, por semana!) em conformidade legal.

As estatísticas compiladas por Jury Verdict Research demonstram que ações trabalhistas aumentaram 400% nos últimos 20 anos, com uma média de multa indenizatória em casos trabalhistas federais ultrapassando atualmente US$490.000 (sem incluir honorários advocatícios).

Uma expressiva maioria de empresas de médio porte (67%) esperam que os encargos de legislação trabalhista e regulamentação trabalhista aumentem nos próximos 3 anos; em apenas um ano, em 2011, foram propostas 17.000 alterações nas regras tributárias propostas em 10.000 tipos de jurisdição de impostos exclusivas.

O impacto da globalização em RH

A culpa, se for de alguém, é da globalização. É algo que não desaparecerá logo – é algo que todas as empresas, e indivíduos, adotarão ou precisarão adotar com cada vez mais entusiasmo. Contudo, administrar os desafios de RH que o acompanham pode se tornar algo crucial para o sucesso ou fracasso de uma organização.

Diversas organizações encontram-se em uma situação em que a falta de padronização e integração dos processos de RH e da folha de pagamento tornou-se uma causa crucial dos custos em conformidade legal, o que para empresas globais corresponde a uma média incrível de US$3,5 milhões por ano.

Para resolver essa questão, gerenciar conformidade legal e risco de forma eficiente significa manter-se atualizado com a tecnologia de RH e a legislação trabalhista.

A trajetória para uma melhor conformidade legal

Uma verdadeira solução global de folha de pagamento combina melhores práticas sólidas e centralizadas com especialistas locais ativamente envolvidos. Isto significa que todos trabalham de forma padronizada e com menos ferramentas. Se esta solução for fornecida pela nuvem, melhor ainda, pois conta com a vantagem de ter um sistema e uma infraestrutura sempre atualizados e mantidos por especialistas externos.

Um parceiro terceirizado pode conciliar a administração de RH e folha de pagamento entre sistemas e ferramentas, culturas e idiomas, e ao mesmo tempo garantir conformidade com a legislação que sofre mudanças constantes. Por meio de um sistema baseado em nuvem, uma rede global de especialistas locais fica à disposição dos clientes para lidar com exigências de conformidade legal, visando manter a empresa em conformidade com as alterações na legislação e regulamentação local.

Surpreende ainda mais o fato de metade ou mais da metade das empresas de pequeno e médio porte indicarem que já usam ou planejam usar parceiros externos para ajudá-los com conformidade legal do RH nas áreas de folha de pagamento e benefícios durante os próximos 3 anos. Quando questionados sobre o motivo, eles afirmam que é para estabilizar custos, diminuir risco, aumentar a produtividade dos funcionários, soluções dimensionáveis e para melhorar acesso aos principais talentos.

A medida que as regras trabalhistas e de folha de pagamento se adaptam, manter expertise internamente para controlar todas estas mudanças torna-se algo complexo e caro. Praticamente todas as empresas têm acesso — ou já estão usando — diversas fontes de informação e expertise relacionados a conformidade legal. Todavia, em uma economia altamente competitiva, ficar aquém nas principais áreas de conformidade legal pode deixar uma empresa em desvantagem significativa. Isso só faz sentido para empresas de todos os tamanhos que usam as ferramentas e o expertise disponíveis para atingir padrões de conformidade legal. Apenas se agirem dessa forma, as empresas de hoje conseguirão empregar todo o seu potencial nos anos conturbados que estão por vir.

Para mais informações sobre conformidade legal, faça o download do último artigo da ADP “Managing Compliance and Mitigating Future Risk” (Como administrar conformidade legal e minimizar riscos futuros) 

(Visited 464 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: administração de RH Conformidade Legal folha de pagamento global RH

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in: