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Cuidados com a saúde mental dos trabalhadores no trabalho home office

Publicado Por: ADP LATAM on 8 junho 2020 in Gestão do Capital Humano, Non classé, Tendência em RH

Trabalhar em casa pode afetar a saúde mental dos funcionários. A ADP destacou sete estratégias para apoiar seus funcionários durante esses tempos difíceis

Os líderes de RH estão, cada vez mais, desenvolvendo estratégias para apoiar a saúde mental e o home office. Com a migração em massa para o trabalho remoto, devido ao novo coronavírus, muitos funcionários estão trabalhando em casa pela primeira vez.

Um estudo realizado no Japão e relatado pelo New York Post, aponta que 35% dos entrevistados afirmam que sua saúde mental foi prejudicada como resultado dos desdobramentos do trabalho em casa.

Para ajudar a seu time a lidar com esse momento de mudanças, separamos sete estratégias que o RH pode adotar para ajudar seus funcionários a equilibrar, proativamente, a saúde mental e o trabalho em casa.

  1. Mantenha sua positividade

A promoção da saúde mental positiva em um ambiente de trabalho, geralmente, começa com a consciência do próprio estado mental e como isso pode afetar as interações com colegas, subordinados diretos e até clientes. Garanta que as pessoas cuidem de si mesmas para que abordem seus funcionários com sensibilidade e compreensão.

Incentivar gerentes e funcionários a estarem cientes de sua saúde mental e tomar medidas para apoiá-los pode melhorar a experiência de toda a organização, bem como sua capacidade de atender às necessidades dos clientes durante esse período difícil.

  1. Avalie as expectativas de produtividade

Não tenha medo de conversar sobre expectativas, carga de trabalho e produtividade durante este período. É normal sentir uma queda de produtividade, funcionários que têm filhos podem estar se dividindo entre cuidar da educação e bem-estar das crianças junto com o trabalho ou, até, dividindo a atenção com os cuidados a uma pessoa doente. Estamos enfrentando os desafios do isolamento e de todas as preocupações e questões que vem com ele e desafiam a nossa mente. 

Procure estratégias para ajudar os funcionários a realizar suas cargas de trabalho com menos estresse. Por exemplo, dê prazos mais flexíveis ou confie mais na tecnologia para a execução de tarefas básicas ou repetitivas.

  1. Reconheça que estamos lidando com questões diferentes

É importante lembrar que os funcionários estão passando por um momento de mudanças agora, estejam eles descobrindo como educar as crianças em casa ou cuidar da saúde de um ente querido. Esses desafios podem ser agravados com o acúmulo do trabalho remoto. O isolamento pode piorar casos de ansiedade e depressão, tornando difícil gerenciar o básico, como cumprir o prazo de um trabalho ou fazer uma apresentação.

Os funcionários estão enfrentando uma série de desafios diferentes, da assistência médica à família às finanças, e é importante lembrar que isso pode criar obstáculos inesperados para que o trabalho seja realizado remotamente.

  1. Incentive as conexões

Para muitos funcionários, um dos maiores desafios é lidar com a falta de interação social resultante do trabalho em casa. Coisas simples, como uma pausa para o café ou as conversas no corredor, podem afetar tanto a saúde mental quanto a produtividade dos funcionários.

Encontre maneiras criativas de promover a conexão. O uso de videoconferência, aplicativos de mensagens e software de colaboração podem facilitar a interação dos funcionários. Incentive-os a tirar um tempo para se conectarem e socializarem sobre outras coisas além do trabalho. Isso também pode ser bastante benéfico.

  1. Examine e comunique sobre os benefícios

Adapte sua política de benefícios pensando no cotidiano do trabalho remoto. Informe seus colaboradores sobre como os benefícios oferecidos podem ajudar. Isso pode ser feito com o simples envio de um boletim para lembrar os funcionários sobre as cláusulas de sua cobertura de convênios médicos e o fornecimento de links para serviços de telemedicina suportados pela empresa. iniciativas como estas podem auxiliar os trabalhadores que não acessaram esses benefícios anteriormente – ou, simplesmente, não estavam pensando neles – como um suporte possível e necessário.

Uma dica, também, é adicionar dias de saúde mental à sua política de folga remunerada ou incentivar os funcionários a investirem em autocuidado, concedendo-lhes um dia de bônus ou algumas horas de folga.

  1. Tire um tempo durante as reuniões para ter informações sobre o bem-estar do seu funcionário

O suporte no local de trabalho remoto pode ajudar os funcionários a lidar com esses momentos únicos e desafiadores. Reserve alguns minutos, no início ou no final das chamadas, para conversar com sua equipe sobre como eles estão se sentindo. Quando os líderes compartilham um lado mais humano e demonstram empatia, é um excelente caminho para abrir linhas de comunicação.

Elogiar bons resultados alcançados, durante as chamadas estabelecidas, em vez de aumentar as cargas de trabalho já ocupadas, é uma estratégia inteligente para manter contato sem sobrecarregar os funcionários.

  1. Recomendar Recursos de Suporte

Outra estratégia que os empregadores podem adotar para apoiar suas equipes é recomendar uma variedade de recursos de bem-estar para ajudar os funcionários a se manterem saudáveis.

Criar um boletim ou outro recurso de comunicação com dicas e sugestões, como meditações, aulas de ioga, aulas gratuitas de fitness online e muito mais. São iniciativas que podem ajudar a inspirar os funcionários a encontrar soluções que possam tornar seu dia a dia mais leve e produtivo.

Aprender a trabalhar em casa pela primeira vez é um desafio em qualquer circunstância. Sua equipe remota não está apenas trabalhando para maximizar a produtividade e se conectar com os colegas – eles também estão passando por grandes mudanças na vida. Ao tomar medidas proativas para ajudar seus funcionários a acessar recursos, ajustar o trabalho em casa e encontrar soluções que atendam às necessidades exclusivas, você pode estabelecer as bases para uma equipe saudável e produtiva avançar.

 

 

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