Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Desoneração da folha: quais são seus efeitos para a geração de empregos?

Publicado Por: ADP LATAM on 5 julho 2017 in eSocial, Tendência em RH

A medida de desoneração da folha de pagamentos, além de ser uma promessa de estímulo à produção das empresas, também trouxe a expectativa de uma maior geração de empregos.

 

Mas o equilíbrio não aconteceu exatamente como esperado.

 

Segundo o portal Brasil, Economia e Governo noticiou, tendo em vista que a desoneração da folha reduz os encargos de contratação, ela acaba por pressionar ainda mais o mercado de trabalho, elevando os salários e, portanto, as despesas. Ademais, os setores não contemplados pela desoneração arcam com o custo mais alto de mão de obra sem o correspondente ganho de redução de impostos.

 

E quais foram os resultados para os colaboradores?

 

De acordo com a Revista Istoé, em matéria de 2016, a medida implementada gradativamente desde 2011 vem cumprindo os objetivos principais de redução do número de demissões e aumento da formalização dos empregos. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pelo Ministério da Fazenda e divulgado no início daquele ano, o otimismo com os resultados da desoneração se justifica em números. Os setores que foram inicialmente beneficiados pela mudança na tributação – especialmente calçados, vestuário e tecnologia da informação – aumentaram em média 1,2% o número de empregos durante o primeiro ano de redução dos impostos, além de a desoneração ter contribuído em 0,17% para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do País no período de um ano.

 

A maneira pela qual a medida afetou a geração de empregos variou de mercado para mercado. O que assustou a indústria, entretanto, foi o anúncio de seu fim no início deste ano. Companhias do setor de tecnologia da Informação, por exemplo, afirmaram, segundo o G1 publicou em abril, que 83 mil postos de trabalho podem ser perdidos nos próximos três anos se o modelo de tributação do setor sofrer uma nova alteração.

 

As mudanças que a Medida Provisória 774/2017 pretende gerar no mercado será o tema do último texto da série sobre desoneração da folha publicada no blog. Fique atento!

TAGS: desoneração desoneração da folha desoneração da folha de pagamento medida provisória MP 774/2017

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *