Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Dicas para ampliar a diversidade no ambiente corporativo

Publicado Por: ADP LATAM on 11 agosto 2020 in Gestão do Capital Humano, Globalização, Tendência em RH

Uma organização inclusiva, além de criar políticas de RH, dissemina
conceitos de diversidade nos valores de seus colaboradores

A pergunta “Por que a diversidade é importante no local de trabalho?” tem sido preocupação primordial. As empresas que precisam se esforçar muito para respondê-la podem ter dificuldade em atingir objetivos de negócios que se concentram no recrutamento e retenção de funcionários.

A falta de diversidade e inclusão (D&I) pode ter efeitos negativos significativos sobre uma organização e sua força de trabalho. Isso pode se manifestar na forma de desigualdade salarial, representação limitada em papéis de liderança ou uma percepção no mercado de que a empresa é um local indesejável para trabalhar.

Enquanto algumas companhias lutam para enfrentar os desafios relacionados à diversidade, outras fazem grandes avanços nesse aspecto. Para atingir o nível ideal de inclusão, uma organização precisa aproveitar uma variedade de metodologias, parcerias e ideias estratégicas capazes de demonstrar o porquê da diversidade ser importante em seu local de trabalho.

A ADP tem um forte compromisso em manter a diversidade e inclusão. Veja exemplos de como trabalhamos para alcançar nossos objetivos de D&I.

Diversidade e inclusão em ação

Não existe uma abordagem única para criar, muito menos sustentar, uma organização diversificada e inclusiva. O desafio é ainda maior na medida em que maior é o negócio. O ideal é que seja criada uma posição de Diretor de Diversidade que seja responsável pelos esforços de D&I. É importante estar atento aos seguintes pontos:

Garanta que todos na organização, principalmente o CEO e alta liderança, assinem o compromisso de manter a diversidade e a inclusão

Participação da liderança sênior: Na ADP, nosso CEO global, Carlos Rodríguez, assinou o compromisso para demonstrar que a D&I tem papel relevante na organização. O alinhamento com as lideranças da ADP ajudou nossa organização a ser reconhecida por diversos rankings que promovem a diversidade.

Porém, esta não é a realidade de todas as organizações. Obter o comprometimento da liderança sênior começa com o fornecimento de um plano e estratégia que possam ser compreendidos e apoiados. Uma dica é mostrar como iniciativas de D&I podem ajudar a avaliar problemas organizacionais, como a alta rotatividade de mulheres em cargos de liderança. A liderança sênior deve dividir a responsabilidade com suas equipes para trabalharem pelo alcance de métricas positivas de RH, ativadas pelas metas de D&I.

Use dados para informar seus esforços: Os dados devem ser analisados para a tomada de decisões que possam afetar a saúde de uma organização, e os problemas de D&I não devem ser exceção. Alguns dados a esse respeito que merecem atenção, para avaliar disparidades entre grupos maioritários e não majoritários, incluem: estatísticas de contratação e promoção para mulheres, negros, LGBTQ, PCD e taxas de retenção demográfica.

O “porquê” da diversidade e inclusão

Muitos estudos demonstraram que times com maior diversidade têm o potencial de serem mais lucrativos e inovadores do que forças de trabalho menos diversas. Os profissionais, mais do que nunca, estão buscando respostas para suas perguntas sobre D&I junto à suas organizações e poderão tomar a decisão sobre permanecer ou ingressar em uma empresa, com base em seus esforços e reputação em D&I, bem como em suas iniciativas de Responsabilidade Social. Toda organização deve se preocupar com a percepção de sua marca no mercado e o quanto vale a pena ser reconhecida como uma empresa que se preocupa, profundamente, em criar e manter uma cultura de inclusão.

Buscando o melhor

As melhores organizações incorporam uma cultura inclusiva que se estende além da função de D&I. Seus líderes impulsionam o desempenho e a inovação, demonstrando a seus funcionários e ao mundo que as pessoas pertencem e são parte integrante do objetivo da organização.

Com o apoio da liderança, dados e métricas, a ADP foi além de se equiparar às práticas e padrões do setor. O foco passou a ser o de incorporar a diversidade e a inclusão em sua cultura.

 

TAGS: diversidade Funcionários gestão produtividade RH

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *