Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Dicas para manter a agilidade organizacional e a resiliência dos negócios durante os tempos de mudança

Publicado Por: ADP LATAM on 6 August 2020 in Gestão do Capital Humano, Inovação e Tecnologia, Tendência em RH

Durante a pandemia, as organizações precisam se preocupar com o bem-estar físico e emocional de seus funcionários, enquanto mantém seus negócios funcionando sem problemas.

O cenário atual continua apresentando novos desafios para líderes empresariais que precisam equilibrar os interesses dos clientes, bem como a segurança e o bem-estar de sua equipe. Como resultado, alguns estão ajustando e transformando seus modelos de negócios atuais para apoiar as necessidades internas e do mercado.

Permanecendo ágil em um mundo em transformação

Atualmente, as organizações estão em busca de orientação e melhores práticas. Então, as perguntas são: como você se torna ágil? Primeiro, você deve definir o que significa ser ágil para a sua organização. Se sua empresa estivesse mais apta a se mover rapidamente e se adaptar às mudanças, o que você faria de diferente?

Com essas perguntas em mente, é preciso considerar como os resultados serão impactados. As respostas precisam ser específicas e relevantes para o seu negócio. Os empregadores, também, precisam entender as barreiras e os facilitadores. Pense no que impede você de ser ágil hoje.

Outros pontos importantes a se considerar, ainda, são quais os aspectos da cultura do seu local de trabalho precisam ser reformulados e quais devem permanecer no formato atual. Isso é complexo e, para fazer tudo isso, você precisa começar a avaliar sua estratégia de negócios em relação ao ambiente de mercado.

Avalie sua capacidade organizacional

O cenário atual apresenta uma oportunidade para empregadores revisarem e aprimorarem o planejamento de continuidade de negócios, o bem-estar da força de trabalho e o gerenciamento de marca e reputação do empregador. Isso significa que este é um bom momento para avaliar suas capacidades organizacionais, práticas de RH e folha de pagamento, tecnologia de ferramentas e conjuntos de habilidades.

Agora, mais do que nunca, as organizações estão se tornando ágeis. Como resultado, o time de RH e folha de pagamento tem a responsabilidade de fornecer resultados em um ambiente de trabalho que muda rapidamente. Equipes, departamentos e unidades de negócios devem ser ágeis, pois há uma contínua mudança de marcha e rotação. Ao longo do caminho, é importante fornecer liderança decisiva e empática, além de manter uma comunicação clara.

Práticas de folha de pagamento ágil

As práticas ágeis para a folha de pagamento se referem à capacidade do departamento de RH perceber e responder, rapidamente, às mudanças. Isso inclui pessoas, processos e tecnologia. A principal pergunta que você deve se fazer é: “seu departamento de RH tem as ferramentas, habilidades, políticas e práticas corretas e necessárias para garantir essa agilidade?”

A cultura e as habilidades certas podem fazer uma enorme diferença, inspirando confiança, eliminando erros e ajudando a aumentar a produtividade. As organizações devem se concentrar nas decisões que podem tomar hoje para melhorar seu relacionamento com seus funcionários e clientes, agora, e no futuro. Se você prevê que sua empresa precisa alterar ou modificar ofertas de produtos ou serviços, considere comunicar isso aos seus clientes o mais rápido possível.

Não existe um tipo de cultura que seja, distintamente, “ágil”. Existem comportamentos específicos que podem inibir ou promover a colaboração e agilidade abertas. O ponto principal é que a agilidade organizacional requer estabilidade pessoal. Seus funcionários precisam ter uma direção clara e saber o que é esperado deles. No final do dia, é vital se concentrar nos resultados desejados e fazer pequenos ajustes em fases.

 

TAGS: colaboradores coronavírus gestão produtividade trabalho remoto

Publique uma resposta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *