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Sua empresa já está em dia com a Dirf?

Publicado Por: ADP LATAM on 14 Março 2018 in Conformidade Legal

Dentre as obrigações fiscais do País está a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf).

Esta declaração é realizada pela Fonte Pagadora e possui o objetivo de informar à Receita Federal do Brasil todos os rendimentos tributáveis relativos ao imposto de renda, conforme a Instrução Normativa nº 1794, de 2018, que dispõe sobre a apresentação da DIRPF referente ao exercício de 2018, ano-calendário de 2017.

Pela pessoa física residente no Brasil, estão obrigados a entrega de:

  • Rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no Brasil
  • Valor do imposto sobre a renda e contribuições retidas na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários
  • Pagamento a residentes ou domiciliados no exterior
  • Pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial

O prazo legal de entrega e transmissão da DIRF relativa ao ano-calendário de 2017 foi no dia 28 de fevereiro, assim como a entrega e disponibilização dos Comprovantes de Rendimentos a todos os colaboradores Ativos e Demitidos no ano de 2017. Mas, por mais que o prazo já tenha esgotado, muitas empresas ainda não conseguiram se regularizar e desconhecem o que é a Dirf e quais os acarretamentos desta adequação.

Portanto, as empresas que ainda não se regularizaram precisam correr, pois diferentemente do ano passado, em 2018 não houve prolongação do prazo de submissão e não há mais tempo a perder.

Segundo Eliene Cotrim, gerente de Produtos da ADP para América Latina, é recomendável realizar a entrega o quanto antes para regularizar a situação.

“Lembrando que para as entregas fora do prazo estão sujeitos a pagamentos de multas conforme determinado na legislação vigente”, completou.

Além disso, as companhias que apresentarem informações inexatas, incompletas e/ou omitirem dados, também estão sujeitas a multas.

Por isso, é muito importante que as companhias contem com o auxílio de empresas especializadas na área.

Na ADP, por exemplo, para garantir estes processos da DIRF, a ADP estabeleceu processos internos e um plano de comunicação efetiva com os clientes, informando fase a fase as ações necessárias, para não correrem riscos em relação ao prazo legal de entrega em dia.

“Essa foi mais uma iniciativa ADP para garantir a qualidade do processo de Rotinas Anuais de 2017”, explicou Eliene.

TAGS: dirf multas regulamentação

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