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Do estágio à efetivação: sua empresa está investindo no desenvolvimento de talentos?

Publicado Por: ADPLatAm on 5 May 2017 in Notícias & Eventos, Tendência em RH

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Você tem muitos colegas de trabalho que estão há mais de um ano na empresa? Bom, com o alto índice de turnover que o mercado enfrenta, essa talvez seja uma pergunta fácil de responder. Segundo texto publicado no Recruiting Daily, se as companhias conhecessem os motivos pelos quais colaboradores deixam seus empregos, seria fácil resolver esse tipo de questão, evitar recrutamentos constantes e proteger o caixa das empresas – já que os custos para contratar e treinar alguém novo são maiores do que aqueles dedicados a quem já está na equipe.

Mas esse não é bem o cenário atual. Segundo estudo divulgado no último ano pela Jobvite, empresa especializada em recrutamento, o principal motivo pelos quais pessoas pedem demissão está relacionado à identificação de falta de oportunidades.

E os motivos para o entrave do alto turnover – e consequente dor de cabeça para o RH – pode ser solucionado de diversas maneiras. Uma delas e que destaco neste artigo é referente ao desenvolvimento de talentos.

Na ADP, baseamos nossos programas de recrutamento na preparação de talentos para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, para que esses profissionais se tornem parte de nosso quadro de funcionários e futuros líderes. Por isso trabalhamos com total foco no colaborador desde os programas de estágio – no qual treinamos e desenvolvemos nosso time desde seus primeiros passos, como uma maneira de engajá-los e oferecê-los o máximo de conteúdo referente à cultura da empresa.

Do estágio à efetivação

O programa tem duração de até 2 anos e a contratação de novos estagiários é realizada anualmente, entre os meses de abril e maio. Durante a primeira etapa, preparamos uma grade robusta de treinamentos; para a segunda, os estagiários passam a colocar o aprendizado em prática.

Nesse período, buscamos temas atuais para basearem todas as atividades de desenvolvimento planejadas e, assim que cada uma é encerrada, recebemos feedbacks de cada participante para conseguirmos aprimorar cada vez mais nosso programa.

No momento do recrutamento, procuramos por candidatos que não necessariamente tenham experiência prévia, o que nos traz um desafio não apenas de desenvolvê-los tecnicamente, mas também de prepará-los para os desafios do mundo corporativo.

Sobre a efetivação, ela sempre é possível. Mas considero importante ressaltar que o desenvolvimento e comprometimento do estagiário também são levados em consideração para o alcance desse objetivo.

Quem já chegou lá

Matheus Jorgeto chegou à ADP em abril de 2016, a partir de uma rede de recrutamento de estagiários. Após oito meses em sua função, foi efetivado e, atualmente, é parte da equipe de Product Management LatAm da companhia.

Confira, abaixo, depoimento do colaborador sobre sua experiência no período:

“Trabalhei por oito meses como estagiário na ADP e o que mais se destacou no período foram as amizades que cultivei e o aprendizado que obtive, principalmente do pessoal de minha área. Não apenas meu gestor, mas também minha madrinha de estágio e as outras pessoas da equipe sempre me incentivaram, dando feedbacks, me ajudando com questões complexas as quais não conhecia direito, e me ajudando na integração com a equipe.

Os fatores que considero mais importantes para meu crescimento foram o de desafiar minhas habilidades a partir de cada demanda, junto com os feedbacks que recebi durante o período.A certeza de que cada colaborador da ADP é importante para o desenvolvimento da empresa e o grande incentivo ao meu crescimento também me motivaram a alcançar meus objetivos.”

É a partir de exemplos como esse conseguimos avaliar que, muito além do Employer Branding e da disseminação da imagem e cultura de uma empresa, é preciso focar efetivamente em quem realmente importa: as pessoas! E apostar nesses talentos desde o início de suas carreiras colabora para o conhecimento do core business, sua integração com equipes e colegas, além de garantir um colaborador mais motivado para o dia a dia e comprometido com sua permanência na companhia.

Por: Carolina Oliveira e Matheus Jorgeto

Foto por: https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/cjp-rbi-ptod/wp-content/uploads/sites/8/2014/11/Ambition.jpg

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TAGS: carreira employer branding EVP Talentos

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