Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Em momentos de crise, é a oportunidade para empreender

Publicado Por: ADP LATAM on 13 dezembro 2017 in Conformidade Legal, Gestão do Capital Humano

“Mesmo em momentos de crise, há sempre soluções e oportunidades para crescer”

Nos últimos anos, o País enfrenta uma crise econômica muito dura. Diversas empresas tiveram que reestruturar seus projetos, precisaram rever suas expectativas de crescimento e o portfólio de serviços. Porém, mesmo em momentos difíceis, há sempre soluções e oportunidades para crescer.

Nestes momentos, uma das principais regras é pensar fora da caixa. Em tempos de instabilidade, a primeira ação é cortar gastos e para isso, as companhias revisam seus custos e a produtividade, levando a cortes de despesas em estoques, produtos e até mesmo de pessoal.

Empreender pode ser a saída

Mas com as empresas cortando despesas, encontrar emprego pode parecer missão impossível. Uma das principais dicas é aproveitar as oportunidades que a crise dá.

Um exemplo é o empreendedorismo, que, segundo dados do Sebrae deste ano, foram criadas cerca de 11,1 milhões de empresas nestes últimos 3 anos e meio.

Além de garantir uma renda diante de oportunidades escassas, esta pode ser a oportunidade para você colocar no papel aquele sonho de ter uma empresa de bijuterias ou montar uma escola para formar líderes.

Durante o II Summit da ADP, a professora e influenciadora Flavia Gamonar contou sua experiência com o empreendedorismo. Ela precisou se viver um colapso nervoso, estar infeliz e sem emprego para finalmente ir atrás do seu sonho: ter seu próprio negócio.

Vantagens de se ter o próprio negócio

A jornada flexível e independente que ela atingiu é buscada pela maioria dos jovens hoje em dia. Segundo o estudo da ADP, Evolution of Work 2.0, foram identificadas cinco tendências abrangentes que estão direcionando as transformações globais nos ambientes de trabalho: o desejo dos colaboradores por maiores chances e flexibilidade; acesso a aprendizado em real-time; aumento de autonomia; senso de estabilidade; e a habilidade de trabalhar em projetos com significados pessoais.

Como começar?

E aí, se interessou? Para começar, além da ideia e da vontade, há algumas dicas básicas a serem seguidas e que podem facilitar essa empreitada:

  • Visualizar obstáculos como desafios;
  • Ver o erro como um aprendizado, não como um fracasso;
  • Explorar os bons resultados e conquistas;
  • Criatividade para buscar recursos;
  • Capacidade de assumir riscos;
  • Curiosidade;
  • Iniciativa;
  • Persuasão;
  • Autoconfiança.

Para saber mais sobre outros temas que foram debatidos no II Summit ADP e ler a íntegra da pesquisa Evolution of Work 2.0 acesse o site.

Imagem: Pixabay

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *