Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Empreendedorismo corporativo ganha força nas empresas

Publicado Por: ADP LATAM on 30 Abril 2019 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

Em um cenário cada vez mais instável e cheio de transformações oriundas da tecnologia, muitas companhias estão redefinindo o perfil de talento ideal. A mentalidade empreendedora começa a entrar na lista de habilidades importantes para muitas delas.

Isso porque, profissionais com essa competência são mais dispostos a apresentar projetos e soluções inovadoras que ajudem a resolver problemas e a melhorar processos.

Também conhecido como empreendedorismo corporativo, trata-se de aplicar na organização as práticas de “dono do negócio”. Isso quer dizer que o funcionário vai além de sua área de atuação e consegue olhar a empresa de forma estratégica. 

Veja, a seguir, cinco características desse profissional:

 

1. Visão sistêmica

Enxerga a companhia como um todo e sabe como as áreas e os processos se relacionam. Dessa forma, consegue tomar decisões considerando todos os fatores – desde os colaboradores, até o orçamento e as metas globais da empresa.

 

2. Ousadia

Tem facilidade para expor ideias e sempre traz um olhar diferente aos processos. Além disso, por ter mais disposição para enfrentar riscos, dificilmente se abate com mudanças internas ou externas.

 

3. Criatividade

Consegue pensar em formas inovadoras para resolver problemas e aprimorar processos e está sempre atento às tendências de mercado. Para isso, busca constantemente fazer algo diferente do usual.

 

4. Foco

Um empreendedor corporativo tem foco. Assim, mantém uma rotina que o ajuda no cumprimento das atividades. Normalmente são pontuais, organizados e sabem priorizar as tarefas mais urgentes.

 

5. Liderança

Mesmo sem ter um cargo de liderança, esse profissional tem habilidade para gerir. Além de saber ouvir, sabe expor suas opiniões, se comunica bem com pessoas de diferentes tipos e áreas, e é carismático.

De maneira simples, é o colaborador que ajuda a organização a alcançar o sucesso e ampliar os negócios, pois sabe identificar as oportunidades de crescimento, independentemente da situação. Ele investe em inovações, incentiva o lançamento de mais produtos, utiliza a tecnologia a seu favor e sabe explorar as possibilidades.

 

TAGS: Empreendedorismo Empresas Perfil

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *