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Home office: sua empresa está preparada para gerenciá-lo?

Publicado Por: ADPLatAm on 26 August 2016 in Non classé

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Muita coisa mudou no ambiente de trabalho graças à tecnologia. Uma dessas mudanças foi o fato das empresas terem um ambiente mais flexível, com cada vez mais colaboradores trabalhando de casa (home office) ou em escritórios remotos. De acordo com uma pesquisa realizada pela ADP, 81% dos funcionários associam emoções positivas com um futuro em que eles possam trabalhar em qualquer lugar do mundo, graças a modelos como o home office, por exemplo.

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Na  pesquisa Futuro do Trabalho, uma cultura corporativa que permite o trabalho remoto se torna muito importante. Líderes de RH devem focar na cultura organizacional como ferramenta para apoiar a produtividade no trabalho por meio da busca por talentos que se encaixam nesse perfil de gestão Home Office.

Abaixo estão algumas dicas importantes para ajudar os líderes de RH a gerenciar equipes em home office:

1. Defina uma cultura organizacional especialmente para o home office

Cultura organizacional

Toda a equipe de RH deve estar bem preparada e esclarecida quanto aos valores e cultura da empresa. Eles são os responsáveis por disseminar isso corretamente para todos os colaboradores.

A participação dos funcionários no desenvolvimento da adaptação da cultura organizacional é essencial para que todos se sintam integrados na empresa. Deixar que isso aconteça de forma orgânica pode resultar em valores fracos e mal definidos, que não gere identificação pelas pessoas. Definir as crenças e valores permite que os executivos e lideranças tenham a habilidade de manter a cultura de forma ativa em vez de ser algo que cresça sem controle.

2. Contrate os perfis corretos para o home office

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De  acordo com a Harvard Business Review (HBR), se adequar à cultura organizacional aumenta as probabilidades de alguém refletir ou ser capaz de se adaptar as principais crenças, atitudes e comportamentos que compõem a organização.

Selecionar os funcionários com base na identificação à cultura não só é essencial para a retenção, como também pode ser um grande fator para o melhor desempenho no trabalho. Ao contratar pessoas diretamente para posições remotas, estar alinhado à cultura da empresa é um fator crítico. Colaboradores que acreditam nos valores e cultura de uma companhia estão mais propensos a serem mais produtivos efetivamente quando trabalham de casa.

3. Facilitar os encontros presenciais

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Realizar reuniões presenciais ou viagens em equipe em intervalos regulares faz com que o relacionamento entre os colaboradores remotos e o líder de RH seja fortalecido. De acordo com o Remote.co, esses encontros podem melhorar a moral e o trabalho em equipe, sem comprometer a flexibilidade que os funcionários usufruem. Ao encorajar a construção de relações mais fortes é possível gerar mais confiança entre o time.

4. Use as tecnologias adequadas

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Equipes remotas podem se beneficiar com tecnologias desenhadas para suportar vários aspectos dessa cultura. Os líderes de RH devem contar com a tecnologia para desenvolver um portfólio de ferramentas para maximizar a produtividade. Quando associada com os processos corretos, a tecnologia pode fazer com que os funcionários remotos se sintam realmente conectados com seu empregador. A tecnologia não deve definir a cultura da equipe, mas ter as ferramentas certas pode facilitar a missão do RH em colaborar positivamente.

O esforço em construir uma cultura corporativa positiva, que também alcance os locais de trabalho remotos, pode garantir a retenção dos colaboradores ao mesmo tempo em que o RH aperfeiçoa a capacidade em recrutar os melhores talentos. As novas gerações buscam por ambientes de trabalho flexíveis e com liberdade, e esse é o cenário que os líderes de RH terão que se adaptar.

Escrito por Diogo Veiga

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TAGS: adp connecta adp folha de pagamento HCM Home Office RH

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