Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como o erro pode conduzir sua empresa ao sucesso

Publicado Por: ADPLatAm on 1 June 2017 in Notícias & Eventos

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Erro como aliado à inovação

Por: Portal Administradores

Perfeccionismo já não é um “defeito” apreciado em empresas de ponta; tolerância ao erro surge como aliada da inovação

Seja rápido para errar e mais rápido para se recuperar. Duas décadas atrás, uma frase assim jamais seria sussurrada nos corredores das empresas, amigas da previsibilidade e das projeções anuais de lucro. Hoje, a inovação é um imperativo. A velocidade de transformação das tecnologias implica em maior necessidade de adaptação dos negócios. A questão não é mais errar, mas como superar o erro de maneira rápida e decisiva.

O limite entre o pensamento criativo “fora da caixa” e o acidente que gera inovação é bem confuso. É importante enfatizar que a tolerância ao erro nas empresas refere-se ao risco de apostar em novas ideias, e não à ociosidade, baixa performance e incompetência. Como já afirmava Louis Pasteur, “nos campos da observação, o acaso favorece apenas as mentes preparadas”. Confira abaixo quatro dicas para implementar uma culturade tolerância ao erro sem ser complacente com a incompetência.

  1. Tenha equipes diversificadas

equipe_diversificada

As equipes devem ser compostas por pessoas com diferentes backgrounds – o que inclui diversidade sexual, étnica e social. Dessa maneira, um erro desnecessário pode ser neutralizado antes de ser cometido e diferentes soluções para um mesmo problema são apresentadas.

  1. Reconheça os esforços

comemore_resultados

A melhor maneira para um profissional saber que está no caminho certo é quando seu trabalho é reconhecido. Quando se trata de um erro, essa atitude assume uma importância ainda maior. Ao reconhecer que o erro foi parte de uma atitude desejável e estimulada, a liderança manda um recado claro para os demais funcionários: sejam ousados.

  1. Estimule o pensamento criativo

pensamento_criativo

O pensamento criativo envolve incertezas, contradições, visões de mundo distintas e conflitos. Salvador Dalí, conhecido pintor surrealista, defendia que “é preciso provocar sistematicamente confusão. Tudo aquilo que é contraditório gera vida”. Confusão em um ambiente controlado e tolerante pode ser a fonte para novas soluções.

  1. Planeje e saiba alterar o curso

plamejamento

Erros acontecem no melhor ou pior dos cenários. E quando acontecem, não adianta procurar culpados ou chorar no canto do escritório: é necessário saber o que será feito dali em diante. A equipe precisa de uma orientação e os líderes precisam ser resilientes.

Leia matéria original e completa: Portal Administradores

(Visited 52 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: diversidade erro inovação perfeccionista planejamento reconhecimento

Publique uma resposta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in: