Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Flexibilidade no RH: a sua empresa está preparada?

Publicado Por: ADP LATAM on 27 Fevereiro 2018 in Tendência em RH

O mercado de trabalho já não é mais o mesmo. As expectativas dos funcionários mudaram com relação à rotina de trabalho e as companhias precisam se adaptar a isso.

A flexibilidade é a palavra da vez. Esqueça a exigência de horários rígidos, obrigatoriedade de ir para o escritório todos os dias, férias fixas e funções muito restritas.

Esta realidade está caindo por terra e fica mais evidente que para desempenhar bem as funções não necessariamente é preciso bater ponto de segunda a sexta.

Segundo a pesquisa Evolution Of work 2.0, realizada pela ADP em outubro de 2017, foram identificadas cinco tendências para o ambiente de trabalho do futuro e, entre elas, está o desejo por mais flexibilidade, não só no aspecto geral da organização, mas também flexibilidade no RH.

Esta tendência pode ser observada até mesmo na Reforma Trabalhista, que possui leis que contemplam o trabalho intermitente, home offices e a possibilidade de remanejar as horas de serviço.

As empresas que não se adaptarem a esse novo cenário, que já tem feito muito barulho, correm risco de ficar para trás e perder talentos, justamente por falta de flexibilidade no RH

Portanto, o que fazer?

Para acompanhar esta tendência, os departamentos de Recursos Humanos das corporações precisam se reestruturar e mudar algumas das regras pré-determinadas.

O expediente pode ser negociado – possibilitando que o funcionário escolha o horário de trabalho – ou até mesmo inserir o home office algumas vezes na semana.

Os benefícios também precisam ser revistos. Em muitas companhias eles já são escolhidos de forma individual e a remuneração agora tem mais ligação com os resultados do trabalho, o que motiva os funcionários a desempenharem melhor suas funções.

Um dos principais temores das novas gerações é cair na rotina e isso também precisa começar a ser revisto.

Flexibilidade no RH

Os profissionais de RH precisam pensar em variar de tempos em tempos as atribuições dos colaboradores para que o trabalho seja sempre desafiante e diferente. 

Em momentos de mudança, quem não consegue acompanhar as tendências, corre o risco de ficar para trás, perder talentos e ser conhecida como uma companhia retrógrada. Portanto, este é o momento de flexibilizar.

TAGS: flexbilidade Home Office RH flexível

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *