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5 formas de gerir melhor o tempo

Publicado Por: ADP LATAM on 23 julho 2018 in Non classé

Gerenciamento do tempo

Quantas vezes você termina o expediente com a sensação de que faltou tempo para realizar tudo o que precisava e que não sabe gerenciar o tempo?

O segredo para evitar dias assim está justamente no gerenciamento do tempo.

Veja, a seguir, cinco maneiras de fazer isso:

1. Defina uma ferramenta de planejamento

Pode ser uma agenda (de papel ou digital), uma planilha ou um aplicativo.

O importante é parar de criar um cronograma mental e torná-lo físico.

Isso facilita a visualização das tarefas.

É indispensável programar suas atividades com antecedência para que você não se torne refém das urgências.

Ou seja, não viva correndo atrás de problemas que aparecem de surpresa.

De preferência, estipule um ou dois dias antes do prazo final, assim há uma margem para lidar com qualquer imprevisto.

Crie rotina de, no início de toda semana, listar as tarefas de cada dia e estipular o tempo para desenvolvê-las.

2. Planeje as ações

Muitas pessoas têm o hábito de planejar apenas o dia.

Isso é pouco eficaz, pois o objetivo de um planejamento é traçar diretrizes para o futuro, não para o momento.

O ideal é fazer um cronograma que abranja, pelo menos, os três dias subsequentes.

Uma boa dica é no final do expediente, revisar e montar a agenda do dia seguinte.

Assim, logo que chegar ao trabalho, tudo estará organizado.

Mas não se esqueça de sinalizar as prioridades.

3. Delegue tarefas

Atividades diretamente ligadas à sua função – aquelas que só você pode fazer – devem ser priorizadas.

É muito comum, porém, os gestores que administram mal o tempo terem parte significativa da agenda ocupada com funções delegáveis.

Aprenda a delegar e entenda que, ao fazer isso, você não está fugindo de suas responsabilidades.

Delegar, aliás, é uma função importante de quem tem cargos de gerência ou liderança.

4. Não preencha todos os horários

Lotar a agenda de atividades não é sinal de produtividade.

O recomendado é que você não preencha 100% de sua agenda com compromissos.

Isso porque sempre surgirão tarefas de última hora que podem comprometer todo o planejamento, caso não haja espaço para realizá-las.

O ideal é deixar em torno de 40% da programação livre para imprevistos.

5. Estipule horário para ver e-mail e redes sociais

Uma pesquisa realizada pela Triad Consulting estima que uma pessoa pode gastar até três horas diárias utilizando e-mail.

O tempo inclui leitura, resposta ou classificação das mensagens.

Para lidar com essa situação, determine dois ou três horários durante a jornada de trabalho para isso.

Vale o mesmo para as redes sociais.

Opte por vê-las em seu horário de descanso.

 

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Luis Carlos Da Silva Lopes says

muito bom essas dicas adorei por que oque mai precioso e o nosso tempo.