Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Compliance e Governança de TI

Publicado Por: ADPLatAm on 6 outubro 2016 in Conformidade Legal

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Sabemos que a área de TI, ou pelo menos parte dela, deve atuar como responsável pela segurança dos dados e informações das empresas. Porém, quando se trata de um trabalho conjunto com a área de RH isso pode ser um pouco mais complicado, pois os profissionais de TI são também parte interessada no processo, seja por meio dos sistemas de folha de pagamento gerados ou pelas informações sigilosas administradas pela área. Segundo uma pesquisa da BASE (Revista Brasileira de Contabilidade da Unisinos), mais de 70% das empresas brasileiras possuem práticas iniciais de governança, mas não uma metodologia estabelecida de ponta a ponta. Isto mostra o tamanho do desafio para as áreas de RH e TI quando o assunto se aplica a tecnologia e compliance nos processos de folha de pagamento. Como garantir então, que sem uma política de controle de acesso bem definida, uma simples nova versão de um programa não carregará um código que irá alterar de maneira intencional ou inesperada os resultados do processo?

ti

Foto: EDG Solutions

Para evitar e minimizar o risco de fraudes ou acesso não autorizado, as organizações que estão alinhadas com as melhores práticas de controle devem investir em auditorias externas/internas e ferramentas de segurança adicionais. A ausência destes procedimentos podem gerar inconvenientes para o departamento de RH como fraudes e adulteração nos registros e arquivos de pagamento.

fraude

Foto: Confiável

De forma geral, os profissionais de recursos humanos sabem da necessidade de estabelecer regras claras de governança e compliance nos processos de folha de pagamento. Entretanto, o problema se intensifica quando as áreas de TI e RH não tem o mesmo foco. Para que isso não ocorra, estas áreas precisam estabelecer processos e controles bem definidos (e em comum acordo), que diminuam estes conflitos.

Como as dificuldades para estabelecer uma metodologia de governança são grandes, a tendência é que cada vez mais seja observado e procurado no mercado empresas especializadas. As soluções automatizadas disponibilizadas por este tipo de parceiro permitem desde o controle de acesso até fluxos de aprovação e autorização para pagamentos segregados e auditados. Isto garante que, ao invés de receber um auditor por dias que fará um exaustivo processo de revisão e teste de controles, torna-se possível utilizar relatórios padronizados anualmente fornecidos pelo especialista como parte dos serviços de terceirização de RH.

seguranca-dados

Foto: Diego Macêdo

Os benefícios de uma boa governança de TI e compliance podem garantir a área de recursos humanos a confidencialidade e a exatidão das informações que ela precisa. Estes dados são a base de processos tributários, administrativos e até demonstrações contábeis, todos fundamentais para o negócio de empresas de capital aberto ou de organizações que necessitam de financiamento externo.

 

Foto de paisagem: ABRAOSC

Escrito por Jarbas Cruz

 

 

(Visited 361 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Compliance TI

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in: