Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Igualdade de gênero: Homens e mulheres caminham cada vez mais lado a lado no ambiente de trabalho

Publicado Por: ADP LATAM on 20 Fevereiro 2018 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

O mundo corporativo tem mudado a passos largos. O ambiente que antes era dominado pelos homens, hoje já possui uma diversidade muito maior e as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço.

Olhe para o quadro de funcionários da sua companhia e pense: qual é a proporção por gênero?

Agora fazendo um recorte apenas para os cargos de liderança, quem mais domina estas funções?

Mesmo que existam mais homens que mulheres em cargos de liderança, já é possível ver uma evolução na conscientização sobre a importância do papel da mulher em posições de líder.

Igualdade de gênero

Na ADP, por exemplo, muitas áreas são lideradas por mulheres, como o caso da executiva Júlia Nobre, atual diretora de Relacionamento da ADP.

Comandando um setor de extremamente estratégico para a companhia, ela aponta a importância de um time diversificado e com posicionamentos diferentes.

“Conseguir reunir em uma mesma equipe pessoas com diferentes visões e experiências faz com que tenhamos ideias distintas e que saiamos fora da caixinha”. 

Júlia é formada em Ciências e Estudos Internacionais pela Universidade de Evansville nos Estados Unidos e possui MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas. Em sua carreira, atuou em posições estratégicas nas áreas de vendas e relacionamento em multinacionais como Cummins e Suzano Papel e Celulose, onde teve a oportunidade trabalhar em países como o Brasil, México e Estados Unidos.

Em sua trajetória por diferentes empresas e países, a executiva sempre reforçou a importância da diversidade nas companhias.

“Em uma das empresas que trabalhei, criei um fórum, formalizado pelo presidente, em que debatíamos como poderíamos desenvolver melhor nossas funções. Acho importante ter uma agenda para discutir o papel das mulheres no meio corporativo e fiquei muito feliz por saber que aqui na ADP já existia este tipo de programa”.

Debater os assuntos e sempre trazer novos pontos de vista para a equipe é uma forma de apresentar novas ideias para ampliar ainda mais a igualdade de gênero entre homens e mulheres.

É preciso sempre ter em mente que as competências e capacidades precisam vir antes do gênero do profissional.

Para continuarmos modificando o cenário das empresas brasileiras é necessário encarar que os seres humanos que, mesmo com suas características próprias, são iguais, com competências e atributos, podendo ser excelentes profissionais e líderes de sucesso, independente do sexo.

TAGS: ambiente de trabalho igualdade de gênero mulheres

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *