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A importância do social selling no atual processo de vendas

Publicado Por: ADP LATAM on 9 Maio 2018 in Globalização

Antes de tudo, você sabe qual é a importância do Social Selling?

O termo se refere à utilização das mídias sociais para construir e manter um relacionamento com o público, com o intuito de geração de vendas.

As mídias sociais colaboram para o reconhecimento dos prospects mais adequados à uma marca, gerando e qualificando os leads.

Isto apoia a estratégia de vendas e propicia ao vendedor que conheça seu possível cliente, a ponto de traçar um perfil de suas reais necessidades e dores.

A importância do Social Selling

É importante que o profissional fale a mesma linguagem que o comprador, por isso a persona – representação fictícia do cliente ideal – tem que ser bem estruturada e alinhada com toda a equipe.

Além disso, o caminho estabelecido do funil de vendas também deve ser bem definido, pois é o que vai determinar o trajeto de compra que a persona percorre até chegar a você.

Jeferson Durand, da Prise Consultoria, explicou durante o Sales Workshop, evento realizado pela ADP em março deste ano, que a gestão do funil é vital, e o uso das mídias sociais nesse processo deve ser desde o topo do funil – público amplo que deve identificar um problema – até a base – quem procura uma solução para o problema.

A maneira como os profissionais aparecem nas redes também revela a importância do Social Selling.

“O profissional de vendas deve falar sempre do negócio e demonstrar conhecimento da área em que atua”.

Isto trará confiança para o futuro cliente e será uma ferramenta para engajar o público”, explicou Jeferson.

Além disso, o vendedor precisa se esforçar para conhecer o perfil das pessoas, o nível de participação com a empresa, o que procuram dentro do mercado e qual o principal problema a ser solucionado.

E essa prospecção deve ser feita por meio das mídias sociais evitando o cold call (estratégia já debatida no blog e que você pode conferir mais aqui).

Como não se queimar utilizando o social selling?

Marcel Giraldhini, da Math Marketing e Conectt, levantou, durante o debate, a questão importante de fazer a customização e cumprir toda jornada do funil estabelecido, para evitar o mau uso do método que, ao invés de colaborar para a empresa se destacar no mercado e entre o público nas mídias digitais, pode queimá-la devido ao incômodo gerado por spams, desatualização de informações, falta de atenção aos comentários e desentendimento das personas.

“Já vimos ferramentas importantíssimas caírem no descrédito, como é o caso do e-mail e SMS, por causa do uso inadequado, com muitos disparos e geração de spam.

Não devemos deixar isso acontecer com o social selling, alertou Marcel.

Esta nova ferramenta de vendas pode render bons frutos, mas é necessário que a empresa estabeleça uma boa estratégia – alinhada com todos da equipe de vendas e mídias sociais – para saber aproveitar bem a técnica e atingir as pessoas certas, que vão realmente ajudar a vender cada vez mais.

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