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Inovação e Diversidade nas empresas

Publicado Por: ADP LATAM on 18 dezembro 2019 in Notícias & Eventos

O tema “Inovação e Diversidade” também foi discutido no Transformation Talks, evento promovido pela ADP em parceria com o Grupo Gestão RH. O painel foi moderado por Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir e Vencedora do Prêmio Veja.

Carolina contou um pouco de sua experiência pessoal, já que se tornou cadeirante aos 22 anos e teve uma filha aos 25 – hoje a filha tem 14 anos. No início, Carolina disse que se sentia ofendida com a lei de cotas de PCDs nas empresas, mas frente aos privilégios que existem no mercado, hoje ela defende a lei de cotas como necessária para a inclusão e tratamento com equidade nas organizações. Também considerou que a diversidade é a única chance de as empresas continuarem ativas e com as equipes engajadas.

 

Mariane Guerra, vice presidente de RH da ADP para a América Latina

Em sua explanação, Mariane contou que a diversidade está 100% implantada na cultura da ADP. Os funcionários são convidados a sempre se perguntarem: “Eu sou tratado com respeito e liberdade, independentemente da minha raça, religião ou orientação sexual?”

Segundo Mariane, o Programa de Diversidade foi incorporado por toda a empresa, e hoje não é só da área de RH. Grupos multifuncionais pilotam ações mensais com apoio da alta gerência e possuem metas específicas. Hoje a ADP tem 43% de mulheres em cargo de liderança, sendo 30% de mulheres na área executiva.

Há três anos, a ADP também implantou o recrutamento às cegas para eliminar o viés inconsciente e tornar as etapas mais equânimes. Isso possibilitou a contratação de um estagiário de 30 anos, por exemplo. “Para de fato colocar a diversidade em prática, é preciso ter uma política de tolerância zero com assédio e preconceitos. Isso demonstra firmeza de propósito e comprova se a empresa de fato está incluindo ou é só discurso”, declarou Mariane. Para 2020, a empresa vai realizar um censo interno para conhecer a população e desenhar ações adequadas.

 

Marcia Baena, diretora de RH do Burger King

As ações afirmativas para inclusão estão sendo intensificadas nos últimos dois anos, conforme contou a Marcia Baena, com participação do topo da empresa para mostrar a importância da diversidade. O posicionamento da marca, em que todos são bem-vindos, já contou com propagandas abordando poliamor, audiodescrição, excluídos de outros comerciais, etc.

Em 2019, a empresa foi patrocinadora master da Parada LGBTQI+. Sobre o recrutamento às cegas, os líderes estavam desconfortáveis no início, mas o RH fez um trabalho para mostrar e combater o viés inconsciente. A empresa contou com parceria com a EmpregueAfro e a TransEmpregos.

Marcia também destacou a importância da mudança de mindset desde a liderança, mostrando que cada pessoa pode mais do que pensa, encorajando as pessoas a serem mais do que são. Para 2020, a empresa vai investir em um programa específico para oferecer formas diferentes de treinamento e focar em promoções internas, com o mesmo modelo do recrutamento às cegas.

 

Ana Gavioli, diretora de RH da Heineken

 

Por fim, Ana Gavioli contou que a prática da inclusão na empresa se fortaleceu nos últimos dois anos. A liderança inclusiva é tratada todos os dias. A Heineken também foi patrocinadora da Parada LGBTQI+ deste ano.

O desafio do recrutamento às cegas é grande, pois a empresa possui 8.000 colaboradores da força de vendas e os 5.000 funcionários internos. O desafio é incluir as mulheres na liderança e na força de vendas, ajudando a tirar carta para facilitar a mobilidade, por exemplo.

Além do engajamento dos altos líderes, a média liderança também precisa ser engajada. O respeito à diversidade é demonstrada pela facilitação do uso do nome social no crachá, por exemplo. Em 2020, inclusão e diversidade serão prioridade na empresa, que seguirá questionando os modelos de recrutamento para tornar o viés “consistente” para a diversidade.

TAGS: adp brasil diversidade engajamento evento inclusão transformação digital

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