Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Liderança em tempos de crise: 10 conselhos

Publicado Por: ADP LATAM on 11 agosto 2020 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

A ADP compartilha dicas para liderar sua equipe,
além de ajudar a si mesmo na pandemia

A pandemia causada pelo novo coronavírus causou diversas mudanças no mercado de trabalho. Os líderes têm papel fundamental em manter a produtividade e saúde mental da sua equipe, durante um período de crise. Exercer essa função pode garantir que suas comunicações sejam mais assertivas e tenham impacto mais positivo. Aqui estão algumas orientações sobre a melhor forma de ser um bom líder.

  1. Não adoce, mas também não assuste as pessoas. As pessoas deixarão de confiar no que você diz ou deixarão de querer ouvi-lo completamente.
  2. Admita que você não sabe de tudo. Isso permitirá à sua equipe saiba que pode confiar em tudo o que você diz.
  3. Atualize-os assim que souber de mudanças. Se eles sabem que podem contar com você para compartilhar informações importantes e relevantes, em tempo hábil, isso libera tempo valioso e energia mental.
  4. Faça reuniões regularmente. As pessoas precisam, nesse momento, de muita estabilidade, conexão, informações atualizadas, adaptabilidade e esperança. Saber que eles podem contar com você conta muito.
  5. Ajude sua equipe a articular seus medos, articulando os seus. Quando as pessoas dizem seus medos em voz alta, esses medos se tornam menos poderosos. Deixe que eles saibam que não são loucos por se sentirem inseguros, que você entende e tentará ajudá-los da maneira que puder. Esteja preparado para guiá-los aos recursos de suporte externo.
  6. Sempre que possível, tenha um plano. Manter uma rotina é um antídoto para a ansiedade. Mesmo que seja apenas um cronograma para se manter conectado, as pessoas se beneficiam de um plano e ação coletiva.
  7. Ajude as pessoas a identificar o que pode e o que não pode ser controlado. Ajude a sua equipe a manter o foco no que está ao seu controle. Descobrir isso com seu pessoal, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, ajudará a todos.
  8. Se possível, transforme a crise em oportunidade. Se seu time tiver a sorte de poder trabalhar em casa, que projetos novos podem colocar em ação nesse novo cenário? Caso contrário, que novas habilidades eles podem desenvolver durante esse período?
  9. Deixe que eles saibam que você se importa. Agora é hora de mostrar que o trabalho em equipe é muito importante para todos. Mostre seu apoio.
  10. Lembre-se todo momento de crise passa! No momento, o foco é trabalhar para passar por essa situação com o mínimo de impactos possível para seu time, destacando as lições que podemos tirar dessas mudanças.

Uma boa liderança pode ter um impacto, incrivelmente, significativo nas experiências de outras pessoas da equipe, em momentos de mudança. É possível descobrir e entender que isso o ajuda tanto quanto a sua equipe.

 

TAGS: coronavírus crise Funcionários gestão Liderança produtividade

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *