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Liderança por projeto

Publicado Por: ADPLatAm on 24 novembro 2016 in Gestão do Capital Humano, Non classé

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Em 1997, Shenhar, Dvyr e Levy* identificaram que um projeto de sucesso pode ser avaliado sob a perspectiva de quatro dimensões: a eficácia, determinada essencialmente pelo grau de eficiência de um trabalho completado no prazo e dentro do orçamento previsto; a satisfação do cliente com os resultados apresentados; o sucesso direto no negócio e impacto na organização; e por fim, o quanto o projeto ajudou na construção da infraestrutura da empresa para o futuro, em diversos aspectos. Entretanto, um projeto de sucesso não se constrói sozinho. Para que o trabalho aconteça, há ainda um fator primordial por trás das dimensões estabelecidas pelos autores: o papel da liderança neste processo.

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Foto: Expok

O conceito de liderança há muito tempo deixou de ser associado apenas aos cargos de chefia, posicionados hierarquicamente dentro de uma estrutura formal nas empresas. Mais do que chefe de departamento ou responsável pela tomada de decisão, o líder de hoje exerce um papel estratégico essencial nos modelos de negócio, sendo aquele capaz de manter a motivação, comprometimento e extrair os melhores resultados do time na execução de um trabalho.

No livro “A arte de Liderar: Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado”, Sonia Jordão define um líder como aquele que consegue os resultados esperados através de outras pessoas. Segundo a autora, o líder de hoje não dá ordens, controla ou pune. Ele colabora, orienta, desenvolve conhecimentos e habilidades.

Em outras palavras, liderar é uma função que exige uma série de competências que vão além do controle no processo e organização das atividades. As habilidades interpessoais incluem uma comunicação eficaz, a influência e credibilidade sobre os colaboradores, capacidade em gerenciar conflitos, transparência e empatia.

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Foto: Que Conceito

Resultados continuam sendo importantes e a razão de ser de qualquer negócio. Porém, hoje, busca-se um gestor que consiga conciliar as exigências por resultados com a gestão eficaz de pessoas, inspirando-as por meio de suas atitudes e ações.

A liderança é, portanto, fundamental dentro de qualquer organização, mas só fará sentido se for reconhecida pelos colaboradores da equipe. Ou seja, quando o grupo é capaz de enxergar nas ações do gestor, a figura de um líder.

*SHENHAR, A. J.; LEVY, O.; DVIR, D. Mapping the dimensions of project success. The Professional Journal of the Project Management Institute, v. 28, n. 2, pp. 5-13, 1997.

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TAGS: FOW

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