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Líderes: como vencer a dificuldade de dizer não

Publicado Por: ADP Blog Brasil on 13 dezembro 2018 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

Um bom líder é aquele capaz de delegar, com visão estratégica, capacidade de gerir e motivar pessoas, ampla formação na área e percepção apurada da empresa em que atua. Essas habilidades são bem conhecidas e difundidas pelas empresas. Mas há outras. Dominar a arte de escolher as palavras certas e de usá-las em momentos oportunos, é outra competência essencial.

Nesse sentido, é importante saber a hora de dizer não. Isso porque, dizer sim a tudo que lhe é solicitado  abre uma brecha que depois será difícil de fechar. Você pode ser visto como um líder permissivo, com pulso fraco e baixa autoestima, o que compromete seu poder de persuasão e, consequentemente, seus resultados. Veja, a seguir, como dizer não de maneira construtiva e, assim, estimular sua equipe e ser bem visto.

 

Considere as consequências

O primeiro passo, é pesar os riscos e os benefícios de toda a recusa, tanto pessoal como profissionalmente. Sendo líder, dizer sim a uma oportunidade pode ser o caminho para se aproximar de suas metas.

 

Ofereça uma alternativa

Ao optar por dizer não, tente ajudar a pessoa que fez a solicitação. Pergunte se você pode contribuir de outra maneira.

Diga não presencialmente

E-mails e mensagens podem ser mal interpretados. O tom de voz e a fisionomia não são percebidos em um texto. Por isso, sempre prefira recusar algo presencialmente.

Evite detalhes

Na tentativa de não magoar o outro, algumas pessoas se explicam demais. Dê uma justificativa curta e simples. Você não precisa abrir sua agenda para dizer que não pode fazer algo. Prefira sempre frases como “Não posso me comprometer com isso, porque já tenho outras prioridades no momento”.

 

Seja respeitoso

Recusar algo não é sinônimo de ser mal educado ou grosseiro. Explique de maneira direta porque não pode ajudar, mas com respeito. Elogiar a iniciativa e agradecer a oportunidade mostra que você respeita quem o está abordando.

 

Peça um tempo para pensar

Se você não está totalmente confortável se deve atender a um pedido, peça um tempo para pensar. Decidir sem analisar todos os ângulos é a receita para se arrepender mais tarde.

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