Connect@ADP

Partnering with a more human resource

4 dicas de como preparar a geração millennial para assumir cargos de liderança

Publicado Por: ADPLatAm on 4 outubro 2016 in Gestão do Capital Humano, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

De acordo com a consultoria Booz Allen, atualmente os millennials formam a faixa etária mais expressiva no mercado de trabalho norte americano e, globalmente, têm um poder de compra de U$2,45 trilhões. No Brasil, a geração já representa 44% da população economicamente ativa do país, movimentando cerca de R$ 268 bilhões.

Os números mostram a influência que esse grupo tem para o futuro do trabalho e traz um cenário desafiador para a área de recursos humanos: Como se posicionar perante estes novos anseios e trabalhar no desenvolvimento de novas e atuais lideranças?

Conheça 4 dicas que podem ajudar a inspirar e desenvolver esta nova força de trabalho:

Mude seu conceito sobre liderança

percepção sobre os millennials

Foto: SENAC

O primeiro passo consiste em esquecer a percepção tradicional em relação aos sonhos de carreira dos colaboradores. Os millennials tendem a dar menos valor a conceitos de autopromoção como visibilidade e reconhecimento de habilidades. Para eles, as verdadeiras características de liderança consistem na visão estratégica, inspiracional e visionária.

Invista em formação e desenvolvimento continuado de líderes

Invista em formação e desenvolvimento continuado de líderes_

Foto: Bridge House College

Quando falamos em investimentos, não se trata apenas de destina-los para a área de recursos humanos. É preciso desenvolver um programa contínuo e específico de formação de lideranças por meio de cursos de aperfeiçoamento, qualificação, plano de carreira e programas de tutoria (internos ou com parceiros externos). Contratar empresas especializadas nesse tipo de programa também tende a tornar o desenvolvimento de profissionais desta geração mais efetivo.

Repense a relação com seus funcionários

Repense a relação com seus funcionários

Foto: Leadership Hospitality

De acordo com a pesquisa Future of Work, realizada pela ADP, os millennials acreditam que a liberdade dada pelas empresas não é suficiente e que elas ainda precisam se adaptar à nova realidade demandada por eles. Companhias construídas em sistemas de TI/conectividade que permitem uma maior coordenação entre distância e tempo, tendem a ter alguma vantagem na retenção de líderes no futuro. Isso não significa que organizações tradicionais não possam mudar a tempo, pois, o segredo concentra-se mais na mudança de cultura do que em questões estruturais.

Use a tecnologia como aliada

tecnologia como aliada

Foto: Blisstree

A geração millennial tem como uma de suas principais características o uso massivo da tecnologia em todos os momentos de sua vida. É importante que as empresas olhem para este quesito como uma forma de atração. Usar e abusar da tecnologia em processos para analisar, desenvolver e orientar a carreira dos colaboradores pode ter um grande impacto na percepção destes em relação a empresa. Um outro benefício importante consiste na utilização da tecnologia para melhorar o recrutamento e gerir a manutenção de talentos. Quanto mais completa for a gestão de pessoas, maior a chance de identificar e trabalhar possíveis líderes.

Escrito por: Fernanda Burin

Imagem de paisagem: @gente no turismo

(Visited 264 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: Geração Milênio Liderança

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

Johnb109 says

Thanksamundo for the post.Really thank you! Awesome. dddeadbckkcd

Johnd730 says

Very informative blog post.Really thank you! Keep writing. eaecbeedekab

Smithe141 says

Nice blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog stand out. Please let me know where you got your design. Bless you aeebkdbaeakbegde

Smithc151 says

I really like your writing style, good information, thankyou for posting D. edadaefffdaacagc

Johng789 says

I gotta preferred this web web page it appears very valuable quite advantageous efdcbkgbeced

Smithd474 says

Hiya, I am really glad I have found this information. Nowadays bloggers publish just about gossips and web and this is really annoying. A good blog with interesting content, that is what I need. Thanks for keeping this website, I'll be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it. bdkcecedeakekdca

lcivita says

Hi, Smithe. We really do our content. We're very happy that you liked it. Thanks :)