Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Não queime sua reputação nesse Carnaval

Publicado Por: ADP LATAM on 21 Fevereiro 2020 in Tendência em RH

É muito difícil dissociar a sua imagem virtual da sua imagem real, ou seja, você é o que você posta e é a sua credibilidade e reputação que estão em jogo. O Carnaval dura apenas alguns dias, mas o que você coloca na rede, fica ali para sempre. Como você quer ser lembrado quando a festa acabar?

As redes sociais, apesar de serem ferramentas de entretenimento e comunicação, são muito utilizadas como networking e como mecanismos de pesquisas em processos seletivos. Segundo especialistas, em um processo de recrutamento, um candidato pode perder a oportunidade por causa de um post inadequado, por exemplo. No Carnaval também é preciso ter cuidado com que se compartilha na rede.

Não é porque o expediente acabou ou porque você não está distribuindo currículos que você deixa de representar uma empresa ou de mostrar-se para o mercado. Já notou que, ao conhecer uma pessoa, é comum perguntar onde ela trabalhar? Pois é, você não deixa de vestir a camisa da empresa mesmo estando fora dela.

Quando você divulga qualquer coisa na rede social não é possível prever a dimensão que isso tomará. Afinal, dificilmente alguém tem na rede somente amigos próximos, daqueles em quem você confia cegamente. Na verdade, a maioria nem sabe quem realmente está em sua rede e, a partir do momento em que algo é compartilhado, a pessoa está suscetível aos olhares de todos, inclusive da empresa onde trabalha ou daquela que gostaria de trabalhar.

Aqui vão algumas dicas para você tomar cuidado para não queimar seu filme e sair feio na foto nos dias de folia:

  1. Evite se expor em fotos em situações que possam te prejudicar em uma seleção ou promoção
  2. Não exponha outras pessoas de seu universo digital sem autorização
  3. Não entre em discussões acaloradas sobre temas polêmicos
  4. Cuidado com comentários e curtidas em posts de origem duvidosa
  5. Cuidado com as palavras e as famosas hashtags que você usa

 

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *