Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Como lidar com os anseios de uma nova geração?

Publicado Por: ADPLatAm on 22 novembro 2016 in Gestão do Capital Humano, Non classé

Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

Empresas investem em diversas estratégias para atender as expectativas da nova geração. Estabilidade financeira, projeção de carreira, valorização de estruturas hierárquicas bem-definidas dentro da empresa. De uns anos para cá, conceitos como estes, que antes eram considerados essenciais na escolha do emprego ideal, começam a ficar em segundo plano quando se trata dos objetivos de uma nova geração cada vez mais presente no mercado de trabalho. Mas afinal, o que querem os profissionais do futuro?

De acordo com a pesquisa da ADP Research Institute, 53% dos entrevistados querem trabalhar em empresas que demonstrem compromisso com o bem-estar do funcionário; mais de 50% dos latino-americanos acreditam na mudança constante de função e 45% dos norte-americanos acreditam que a hierarquia corporativa vai deixar de existir. Os dados levantados refletem algumas preocupações do novo colaborador, que busca uma estrutura de gestão mais horizontal, colaborativa e flexível, que ao mesmo tempo lhe traga satisfação pessoal e valores alinhados com seus propósitos.

Adaptar-se a esta nova realidade é um dos grandes desafios encontrados pelas empresas no seu dia a dia e principalmente pela área de Recursos Humanos no momento de conquistar os profissionais da chamada Geração Milllennial.

As perguntas são muitas, mas de acordo com o time de especialistas que participou do Summit The Future Of Work – 2016, realizado no dia 09 de novembro, não há uma fórmula única de sucesso para lidar com os anseios de uma geração que não deixa a vida pessoal de lado no momento de suas escolhas. As medidas vão desde proporcionar um ambiente de trabalho menos formal e aberto a trocas de experiências, até ao investimento em programas de qualidade de vida ou horários flexíveis.

nova-geracao

Foto: e-commercebrasil

Na opinião do VP de RH do Grupo Pão de Açúcar, Antônio Salvador: “Qualidade de vida é uma decisão pessoal. Para alguns é correr uma maratona, para outros é dormir até meio dia. No momento de contratação, as empresas precisam ser transparentes no que oferecem e sobre qual é a proposta de valor da companhia, caso contrário, o colaborador criará uma expectativa que não será atingida.”.

Para algumas empresas, as soluções começam na configuração do próprio espaço físico, como é o caso da People Advisory Service – Ernest Young, conhecida por ser uma consultoria tradicional, mas que implementou mudanças na estrutura de seu escritório. “Uma das iniciativas que fizemos foi tornar nosso espaço mais aberto para que as pessoas pudessem transitar e ter a oportunidade de compartilhar e aprender com os outros, fomentando um ambiente de colaboração e troca”, conta o sócio Oliver Kamakura

Fazer com que o profissional sinta-se bem e integrado no local onde passa grande parte do seu tempo é um dos caminhos buscados pelas empresas em busca de melhorar a satisfação pessoal dos seus funcionários e, consequentemente, o desempenho nos negócios e produtividade. Assim como cuidar de aspectos de sua vida pessoal, como saúde e bem-estar. “Fazemos exames periódicos, temos várias palestras e programas de apoio voltados ao colaborador, mas trabalhamos com muito cuidado para não invadir o espaço de cada um”, comenta Mariane Guerra, VP de Recursos Humanos da ADP Brasil.

millennials-geracao

Foto:Brasil Econômico

Se as alternativas variam conforme o perfil da empresa e os objetivos do colaborador, alguns conceitos são unanimidades entre os especialistas. Da mesma forma que a nova geração busca ser ela mesma no ambiente profissional e espera encontrar um local alinhado com seus propósitos de vida, as empresas precisam seguir pelo mesmo caminho para manter a motivação de seus funcionários: serem fiéis ao seus princípios, transparentes em suas ações, além de promover uma gestão conectada com as pessoas que fazem parte de seu negócio.

 

(Visited 122 times, 1 visits today)
Compartilhe Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

TAGS: FOW

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in: