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O profissional não está engajado? Veja 5 formas de reverter a situação

Publicado Por: ADP LATAM on 20 Maio 2019 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

Depois de ouvir mais de um milhão de trabalhadores em todo o mundo, o Gallup concluiu que apenas 13% deles estão engajados em suas empresas.

De acordo com o estudo, processos de aprovação ineficientes, reuniões desnecessárias e falta de autonomia são os alguns dos motivos.

O principal sinal de que o funcionário está desengajado é a queda da produtividade.

Ele passa a entregar menos do que entregava e a não conseguir cumprir os prazos.

Mas há outros: doenças e faltas frequentes, atrasos e estresse constante podem significar descontentamento com o trabalho.

Além disso, o profissional começa a conversar menos – com o gestor e os colegas de equipe – e não participa mais ativamente das reuniões.

Veja, a seguir, como reverter esse quadro:

 

  1. Dê o exemplo

O líder influencia diretamente no clima organizacional e, consequentemente, no engajamento dos profissionais.

É importante colocar em prática o que diz e mostrar que você faz parte do time, não é apenas uma pessoa que dá ordens.

 A liderança pelo exemplo é uma forma muito eficiente de conquistar a confiança dos funcionários, mantendo-os mais engajados.

 

  1. Incentive o diálogo aberto

Mostre que está à disposição para ouvir, orientar e auxiliar nos projetos.

Marque bate-papos mais informais com o time e incentive a troca de ideias.

Ao participar ativamente das conversas, o colaborador desenvolve o sentimento de pertencimento.

E isso contribui para que ele vista a camisa da empresa e produza mais.

 

  1. Forneça feedbacks

Os feedbacks devem ser constantes.

É essencial que o funcionário saiba como está seu desempenho e o que pode fazer para dar os próximos passos na carreira.

Para isso, aposte em críticas construtivas e, sempre que houver uma boa performance, reconheça.

Se algo não tiver saído como você esperava, explique o porquê e o que o colaborador pode fazer para melhorar.

 

  1. Ofereça um plano de carreira

Quando o colaborador não consegue visualizar o crescimento profissional na empresa, dificilmente se mantém engajado por muito tempo.

Mostre com clareza o organograma da companhia, com cargos e salários, e estabeleça critérios claros e objetivos para realizar as promoções.

Nas avaliações de desempenho, pontue as habilidades e competências necessárias para o funcionário dar o próximo passo.

 

  1. Mostre a importância de cada um no time

 É essencial que todos da equipe saibam sua importância e contribuição para a empresa atingir os resultados.

Dessa forma, os funcionários vão ficar mais motivados a realizar suas atividades e orgulhosos de suas funções.

 

TAGS: engajamento equipe lideres

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