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O RH e as metodologias ágeis: como e quando usar

Publicado Por: ADP LATAM on 2 Maio 2019 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

A transformação digital impõe uma nova maneira de atuar, com mais agilidade e foco no cliente. Respostas rápidas e inovação constante são pilares essenciais no mundo atual. Assim, um novo estilo de gestão tem ganhado força nas empresas, baseado nas metodologias ágeis.

A ideia é promover um processo de gerenciamento de projetos que incentiva a observação e a adaptação frequentes. Como reflexo, incentiva o trabalho em equipe, a comunicação e a entrega de mais valor aos clientes – internos e externos.

O RH, além de poder usar o método nas ações de gestão de pessoas, pode auxiliar na utilização em todos os setores – do marketing ao financeiro.

 

Na prática

A área pode aplicar o conceito nas avaliação de desempenho e no apoio às equipes, por exemplo. Basta substituir os processos longos de avaliação que acontecem uma ou duas vezes ao ano, por feedbacks mais frequentes, conforme as tarefas vão sendo executadas.

No método ágil o foco é sempre a equipe e seu resultado. Incentivar, também, os líderes a ter um perfil mais apoiador, ou seja, que dê suporte necessário para que a execução flua, é essencial. Isso quer dizer que sai de cena o controle e entra a colaboração.

Exemplos de ferramentas

1. A3

Metodologia de resolução de problemas na qual é usada uma folha nesse tamanho, dividida em dois lados. O lado esquerdo traz o contexto, com dados, fatos, análise da situação atual e definição dos objetivos para identificar a causa do problema. Já o direito propõe o cenário futuro e define hipóteses para o atingimento dos objetivos e das métricas de acompanhamento.

 

2. Scrum

Trata-se de uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz o andamento – e as entregas – das atividades. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprints. A cada sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada daily meeting, momento em que os profissionais listam as demandas de um determinado período, assim como os prazos de entrega.

As atividades são mantidas em uma lista que é conhecida como product backlog. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia ou semana anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do período que se inicia.

 

3. Kanban

A metodologia se baseia nos famosos post-its. O intuito é que, por meio desses cartões, a equipe aumente a eficiência da produção e otimize recursos. Com indicações como “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”, é possível ter uma ideia de todo o projeto e do papel de cada um para a obtenção dos resultados.

 

TAGS: equipe metodologias ágeis RH

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