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Postura de dono: a importância do accountability para o RH

Publicado Por: ADP LATAM on 24 Maio 2019 in Gestão do Capital Humano, Tendência em RH

Muita coisa mudou no mundo do trabalho nos últimos anos.

Grande parte, por conta das tecnologias, que surgem todos os dias e mudam processos e formas de trabalhar.

Quer um exemplo? Uma pesquisa feita pelo IFTF (Institute for the Future) mostra que a inteligência artificial vai dominar os processos burocráticos.

Isso quer dizer que, até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas.

De outro lado, há as novas expectativas dos profissionais, que buscam formas mais ágeis de trabalhar e uma empresa com mais propósito e liberdade.

Começa a entrar em cena novos modelos organizacionais, como o squad, que separa os funcionários em pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos.

Atuar nesse cenário exige uma nova postura do RH – de mais confiança e protagonismo.  Ganha força, assim, o accountability.

O que é accountability?

O termo não conta com uma tradução simples.

De acordo com o psicólogo e coach João Cordeiro, que levou dez anos para publicar um livro sobre o tema, trata-se de uma virtude moral.

Significa algo como “pensar e agir como dono e puxar a responsabilidade para si”.

A expressão tem origem no setor público americano e é usada para responsabilizar os governantes por seus atos.

Por outro lado, o termo também é utilizado para incentivar a constante prestação de contas à sociedade.

Benefícios

 Ao incorporar o accountability, o RH consegue ter uma tomada de decisão mais segura, além de maior engajamento e autonomia.

Isso porque passa a agir como “dono” do negócio e está mais disposto a arriscar e a inovar.

Dessa forma, fica mais fácil propor ações que inspirem os colaboradores e mantenham a empresa competitiva.

A ideia central é que todos trabalhem da melhor forma, com muita transparência e coragem de assumir riscos para que a empresa alcance resultados acima da média.

Veja, a seguir, os quatro pilares por trás do accountability:

  1. See it: reconhecer o problema.
  2. Own it: assumir a responsabilidade do problema e dos resultados.
  3. Solve it: formular soluções para a situação.
  4. Do it: aplicar as soluções desenvolvidas.

Agora, basta aplicar na empresa e verificar os resultados.

 

TAGS: Accountability estratégia RH

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