Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Avançou um pouco nos processos do eSocial? Dicas para otimizar sua implantação

Publicado Por: ADP LATAM on 8 agosto 2017 in eSocial

“Se atentar à qualificação cadastral e fazer uma análise de risco são fundamentais para finalizar a regularização dos processos do eSocial”

Sim, já estamos em agosto e o prazo para adaptação das empresas quanto aos processos do eSocial, já está chegando ao fim.

Em janeiro, as companhias que faturam mais de R$ 78 milhões já devem estar com tudo regularizado, e em julho de 2018 o prazo se encerra para todas as outras.

Sabemos que o processo é complicado e trabalhoso, mas você está no caminho certo, já que começou a regularização.  

Se assustou com a burocracia dos processos do eSocial?

A quantidade de trabalho que o RH está tendo que fazer é muito maior do que você esperava? Mas não deveria ser. Se o trabalho for significantemente maior é sinal de que o que foi realizado até agora não está adequado.

Um dos maiores pontos de atenção é a qualificação cadastral.

Essa qualificação serve para verificar divergências entre o banco de dados da empresa:

  • CPF;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);

Com ela, o cadastramento inicial e as futuras contratações ficarão bem mais simples.

Os dados organizados também ajudarão a entender quanto de imposto deve ser pago. Algumas empresas pagam mais impostos que deveriam e nem sabem.

Ambiente de teste do eSocial

Outro fator importante a ser considerado é o vínculo empregatício.

Os dados do vínculo serão convertidos para o eSocial assim como os dados do emprego. Mas não se desespere, o ambiente pré-produção criado pelo governo auxilia a identificar qualquer problema pelo caminho.

Aproveite que seus processos do eSocial já estão adiantados e foque agora em realizar a submissão dos eventos iniciais nesse ambiente controlado, já que ele oferece ferramentas que apontam onde algo deve ser corrigido.

Um ganho e tanto, não?

Além disso, a empresa precisa fazer uma análise de riscos e uma avaliação muito rigorosa sobre os processos do eSocial, sejam ele judiciais ou administrativos.

Do que adianta regularizar todos os dados e não se perguntar: estou fechando os meus problemas? Do ponto de vista da raiz, tenho uma solução que é sustentável e não paliativa?

Pense bem, essa mudança está obrigando as empresas a fazerem um investimento de tempo, pessoas e dinheiro. Portanto, use esses recursos para soluções sustentáveis, senão, todo o esforço será em vão.

Aproveite e faça uma reestruturação mais precisa no seu RH. Muitas das empresas nunca tiveram a oportunidade de organizar o departamento e talvez o eSocial seja o gancho para você fazer essa limpeza.

Esta é a hora! Saiba o que avaliar na hora de escolher um parceiro ideal para o eSocial e mantenha a conformidade legal do seu negócio.

otimize seu tempo eSocial

Foto: Collider.com

Foto: Little of Shop horrors 

TAGS: Compliance Dicas eSocial Otimizar Processos

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *