Connect@ADP

Partnering with a more human resource

Proximidade com líderes: Por que eles precisam se conectar com sua equipe?

Publicado Por: ADP LATAM on 2 Março 2018 in Tendência em RH

A hierarquia é algo intrínseco ao mercado executivo. Desde estruturas rígidas a companhias que deixam os cargos mais livres, sempre existirá um chefe e uma equipe.

A posição de líder é primordial para o bom desempenho das atividades e a maneira como o profissional a desempenha pode determinar se a equipe será sólida e unida ou apenas trabalhará para ganhar o salário. E estas duas óticas podem fazer muita diferença no produto final apresentado – até mesmo incidindo na alta rotatividade das companhias.

Um dos principais ideais de um funcionário é ser significativo e relevante para a empresa na qual trabalha.

Proximidade com líderes

De acordo com o estudo realizado pela ADP em outubro de 2017, Evolution of Work 2.0, mais do que receber um salário no fim do mês, 82% dos colaboradores querem desempenhar um papel importante nas organizações, ter um propósito no que fazem e se sentirem valorizados.

Porém, o sentimento de desvalorização é comum não só no Brasil, mas em todos os 13 países em que a pesquisa foi feita.

O sentimento de desvalorização dos colaboradores é mais comum do que seus empregadores imaginam, influenciando diretamente no desemprenho de trabalho.

Portanto, a proximidade com líderes pode ser uma forma eficaz de fazê-los sentirem mais seguros e valorizados. Um dos primeiros passos para isso é ampliar a comunicação com seus pares.

Criar relações transparentes, tanto com seus pares quanto com sua equipe, saber ouvir seus funcionários e conseguir guia-los diante de seus problemas, mas sem julgamentos, são alguns dos métodos que auxiliam a diminuir a barreira entre o líder e seus subordinados.

Muitos executivos julgam estar próximos de seus funcionários, mas os colaboradores nem sempre os conhecem de verdade.

Por isso, é preciso tirar o discurso da prática e realmente abrir esse canal de diálogo.

Mesmo que este distanciamento esteja se tornando cada vez menos comum, é importante que a transparência e a proximidade com líderes seja sempre levada a sério, pois se ela não é feita, pode gerar muitos ruídos na comunicação interna das companhias.

E esta conexão precisa ser genuína! Pois, caso ela seja apenas discurso ou feita superficialmente, a distância entre funcionários e líderes continuará ampla.

Se o projeto não for vivido, ele rapidamente se perderá e será difícil retomá-lo, fora que isso será sentido por toda a companhia.

Busque conexões verdadeiras e verá os resultados imediatos no trabalho.

TAGS: Liderança proximidade com líderes

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Raimyson Dias says

É extremamente necessário a empatia em uma liderança. Geralmente em um relacionamento profissional onde existe um nível hierárquico claro, o colaborador necessita de reconhecimento e quando o seu líder consegue transmitir a empatia, esse reconhecimento vai ficando cada vez mais perceptível, criando motivos para a ação. Fazendo com que a produtividade aumente, pois a necessidade de não decepcionar seu superior se torna mais evidente e consequentemente os esforços para um resultado mais efetivo são maiores. Ou seja, ganham todos os envolvidos.

NEGÓCIOS LUCRATIVOS PARA 2018 says

legal muito bom este artigo valeu!!!