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Partnering with a more human resource

Dicas para tornar o departamento de Recursos Humanos mais global

Publicado Por: ADPLatAm on 13 January 2017 in Gestão do Capital Humano, Non classé

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Quando falamos em globalização, é impossível não pensarmos na maior conexão entre nações e culturas, da quebra de fronteiras e de pessoas cada vez mais conectadas. No universo corporativo, isso significa empresas expandindo seus negócios, conhecendo novos mercados e, consequentemente, novas pessoas. Mas são todas as companhias que estão aptas a fincar sua bandeira em novos territórios? Os desafios são infinitos. E podemos começar a olhar mais profundamente para essas complexidades a partir da área de Recursos Humanos. É a partir dela que serão reunidas informações valiosas sobre as engrenagens dos negócios e de cada colaborador. Mas em uma gestão global, as demandas vão além do conhecimento das informações básicas de cada pessoa.

Muitas vezes, tanto a equipe quanto os sistemas não possuem abrangência global. Imagine o RH de uma empresa presente em mais de um país. Não é simples administrar diferentes burocracias, legislações e práticas em sua totalidade – isso tanto na parte “humana” do negócio quanto na parte do software.

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Foto: ACIEG

O segredo para um trabalho efetivo e bem-sucedido está na compreensão de como cada território funciona, com projetos localizados. Na era do Big Data, imagine quantas informações o departamento de RH não poderá recolher para ter a total imersão das necessidades de cada colaborador. E a solução para esses problemas? Um sistema que atua globalmente.

E é entendendo essa demanda que a Constellation Research concluiu, na recente pesquisa “Demystifying the Secrets of Global Human Resources”, que “a adoção de um software global de Recursos Humanos irá crescer nas empresas assim que seus líderes entenderem a vantagem de uma solução em software cada vez mais abrangente”. O estudo ainda apontou que “companhias em processo de transformação digital registram aumentos de 40% a 70% em suas receitas e lucros se comparado a empresas tradicionais que ainda não entenderam essa demanda, o que torna difícil para elas acompanharem tal tendência.”.

Ou seja, a hora de agir é agora!

Listo, abaixo, as principais características de um RH global que permitem a agilidade nos negócios, segundo a pesquisa:

1. Serviços “self-service” estão disponíveis para te ajudar

Muitas vezes pensamos que uma ferramenta self-service significa o preenchimento infinito de planilhas, mas a próxima geração de software para RH age ao pé da letra: com respostas rápidas, dados importantes obtidos no momento oportuno e esforço reduzido das equipes. Ou seja, trabalhar com um público maior fica mais fácil.

2. A velocidade dos processos motiva e empodera os colaboradores

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Foto: X3 Soluções

O “fazer acontecer”, segundo a Constellation, é um dos maiores motivadores de engajamento aos colaboradores de uma empresa. E com um sistema com feedback mais ágil, os problemas também são resolvidos da mesma maneira.

3. A personalização elimina a frustração

Práticas recorrentes do dia a dia do RH se tornam frustrantes quando um colaborador precisa se registrar ou inserir informações de login e senha repetitivamente. Um sistema global, atualmente, “compreende” quem está interagindo com ele, criando um acesso personalizado, e, ao mesmo tempo, entregando a informação que ele precisa.

4. User experience otimiza o trabalho do RH

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Caminhando de acordo com o ponto anterior, o user experience dos sistemas globais têm um nível de satisfação equivalente àquele de smartphones e dispositivos móveis, ou seja, são intuitivos e engajam os colaboradores a continuarem a explorá-lo.

5. Interatividade com documentos de alta frequência otimizam o user experience

Da mesma maneira que o uso de soluções globais no RH precisa ser intuitiva no dia a dia, seu uso na administração de documentos frequentes no departamento exigem a mesma capacidade. Dois exemplos são as folhas de pagamento e a declaração de benefícios.

6. Folhas de pagamento e declarações de benefícios interativas engajam e empoderam os colaboradores

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Foto: Falando de Consultoria

Ao invés de receberem um documento em PDF repleto de números, os sistemas globais otimizaram o contato do colaborador com a folha de pagamento. Desta maneira, ao se tornarem “intuitivos”, eles passam a explicar exatamente o porquê de cada valor registrado. No caso dos benefícios, pode-se consultar qual será o pagamento total projetado, e quais serão as despesas para o decorrer do ano, por exemplo.

7. A satisfação dos colaboradores fala por si

O custo-benefício desse tipo de inovação ao RH é respondido pela satisfação de cada colaborador e pela facilidade adquirida em seu dia a dia. Segundo a Constellation, a resposta está na conquista de maior tempo hábil para a realização de outras tarefas que não sejam meramente burocráticas. Segundo o estudo, “economizar ao menos uma hora de trabalho de cada pessoa em um mês gasta usualmente em tarefas relacionadas ao RH significa aumento no customer experience e também na receita de vendas.”.

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TAGS: RH

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