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Como as redes sociais estão transformando a maneira de prospectar

Publicado Por: ADP LATAM on 5 Março 2018 in Tendência em RH

O processo de vendas pode ser considerado uma arte. Para conseguir cativar as pessoas e a mostrar a elas como aquele produto será importante, é preciso muito estudo, conhecer a fundo o que está negociando e, principalmente, ter as técnicas necessárias para isso.

Uma das práticas mais utilizadas é o cold calling, que nada mais é que entrar em contato com uma pessoa sem conhecê-la para oferecer algum produto. Com certeza você já recebeu uma ligação assim. Um número desconhecido te liga oferecendo um novo plano de internet, passagens de avião ou uma solução para a sua corporação.

Nestes contatos quem está oferecendo o produto precisa contar com a boa vontade da quem está do outro lado da linha pois, na maioria das vezes, possui poucas informações sobre a pessoa e a companhia na qual ela trabalha – o que pode se tornar uma ligação indesejada.

As redes sociais estão transformando a maneira de prospectar

Porém este cenário de partir de informações superficiais para iniciar uma venda está com os dias contatos. Isto porque as redes sociais estão transformando a maneira de prospectar.

Mas como? De acordo com Jeferson Durand, sócio da Prise Consultoria e expert em processos de relacionamento com o mercado, é muito importante saber utilizar o extenso banco de dados que as redes oferecem para auxiliar na primeira aproximação.

“Em uma página do LinkedIn, por exemplo, o profissional pode saber mais sobre a empresa, ver o que os colaboradores falam sobre ela, descobrir os pontos fortes e fracos e já ligar sabendo das reais necessidades das pessoas ou da companhia”, explicou.

Para começar a descobrir o poder das redes, o especialista elencou algumas dicas que podem ajudar nos primeiros passos. Confira

1 – Saiba onde está seu cliente

Existem dezenas de redes sociais hoje em dia:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram

Cada uma delas possui um público-alvo diferente. Caso o produto seja direcionado para o mundo corporativo, muito provavelmente a prospecção será mais efetiva no LinkedIn, por exemplo. Portanto, invista na rede que irá te trazer mais resultados efetivos, afinal de contas as redes sociais estão transformando a maneira de prospectar.

2 – Produza conteúdos

Assim como os vendedores podem conseguir informações importantes, o futuro cliente também pode saber mais sobre a empresa em questão. Portanto, é preciso sempre tomar cuidado com o que é publicado.

Focar em assuntos relacionados ao mundo corporativo, inovações tecnológicas e tendências podem mostrar que o profissional está antenado com as tendências.

Mas caso as pessoas se sintam inseguras para escrever, muitas empresas disponibilizam blogs com muitos assuntos interessantes e basta o profissional replicar o conteúdo.

3 – Interaja com seus contatos

Movimente sua rede. É muito importante se comunicar com os outros, parabenizar alguém pelo novo emprego ou demonstrar interesse por um artigo recém-publicado pode te aproximar dos contatos da sua rede e fazê-los lembrar de você em uma oportunidade futura.

“Não tenha medo das redes sociais, além de serem ferramentas eficientes para aproximar amigos e familiares, elas também podem te mostrar novas oportunidades de venda e mercado que você não teria acesso apenas por ligações. Esta na hora de seu setor de vendas acompanhar a transformação digital”, aconselha Jeferson.

TAGS: cold call prospecção redes sociais

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