Connect@ADP

Partnering with a more human resource

A gestão de RH pode contribuir para reforçar sua marca no mercado

Publicado Por: ADP LATAM on 30 Maio 2018 in Tendência em RH

Você já parou para pensar no papel que a gestão de RH está assumindo nas organizações para reforçar sua marca no mercado?

É muito comum associar a área a folha de pagamento, contratação de funcionários e aplicação de leis trabalhistas, mas o escopo vai muito além e pode, até mesmo, contribuir para aumentar a reputação de uma companhia.

Como? Pode-se dizer que a área de Gestão de RH está se tornando cada vez mais estratégica.

Ao assumir esse papel, o departamento faz com que capital humano e modelo de negócio interajam em sintonia, para que os objetivos da empresa e dos funcionários sejam alcançados.

Reforçar sua marca no mercado

Essa é a diferença entre o RH tradicional e o RH estratégico: 

  • Participação ativa na gestão empresarial
  • Entendimento do negócio
  • Ajuda a organização a entender a cultura e valores da organização
  • Contribui para o engajamento dos colaboradores
  • Garante aspectos de compliance e governança
  • Cumprimento da legislação e transparência da gestão

É exatamente essa visão colocada em prática que faz com que as organizações sejam reconhecidas não somente pelos produtos que vendem ou por suas relações financeiras e de mercado, mas também como uma marca que valoriza os seres-humanos, seja por meio de benefícios e auxílios, treinamentos, incentivo ao estudo, reuniões transparentes ou melhorias no ambiente de trabalho.

Antes da internet, o relacionamento entre marca e cliente ficava restrito a esse espaço de interação.

Hoje não é mais assim, o processo necessário para reforçar sua marca no mercado mudou muito nos últimos anos.

Com o fortalecimento das redes sociais, a percepção sobre as marcas expandiu e se transformou em uma conversa sem limite de participantes ou restrição de assunto.

Por isso, investir no RH Estratégico também é um fator predominante para criar uma imagem positiva da empresa e atrair a atenção, despertando os olhares, inclusive, para o desenvolvimento da companhia como marca empregadora.

Segundo o relatório “Creating People Advantage 2014/2015: How to Set Up Great HR Functions”, empresas que investem no RH Estratégico têm quase o dobro de desempenho econômico em relação a companhias que não têm essa preocupação.

Porém, para que o RH consolide sua posição estratégica dentro da empresa e possa contribuir para que a organização vença a competitividade trazida pela globalização, é preciso que a área de Recursos Humanos também se enxergue de uma forma ampla.

Os profissionais que atuam nesse setor precisam desenvolver a multidisciplinaridade para propor e concretizar ações que levem em consideração as conexões entre modelo de negócio, colaboradores, cenário econômico, comércio exterior e demais variáveis.

TAGS: fortalecimento de marca gestão gestão de RH marca

Publique uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *